Projeto de Piscicultura da Fafiuv incentiva a produção e a comercialização de alevinos

O projeto que teve início em 2008 já beneficia piscicultores locais e acadêmicos de biologia da Instituição

   

 

           O coordenador do Centro de Piscicultura da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professor Dr. Eloy Tonon, comemora os resultados do projeto que traz vários benefícios à Instituição e à comunidade local. Desde fevereiro do ano passado, a Fafiuv assumiu o prédio da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), que está localizado na BR 153 – próximo ao trevo de Porto Vitória, e transformou-o no Centro de Piscicultura para fins de pesquisa da instituição. De lá para cá, entre pesquisas e experimentos, os acadêmicos de biologia, sob a coordenação do professor Eloy, iniciaram o processo de produção e comercialização de alevinos.

           De acordo com o professor Eloy, atualmente, o Centro de Piscicultura dispõe de alevinos de carpa capim, carpa húngara e lambari, que são comercializados aos piscicultores da região. “Os alevinos foram produzidos no laboratório da Instituição pelos acadêmicos de Biologia. A qualidade dos alevinos foi comprovada através da genética das matrizes; e posteriormente selecionados. São peixes que foram adaptados para a água e o clima da nossa região”, explica.

 

Pesquisa e produção

            O professor Eloy lembra que o papel do Centro de Piscicultura é incentivar a pesquisa e a produção de alevinos para os acadêmicos de Biologia. O projeto conta com apoio da Fundação Araucária.

 

Encontros regionais

            A agenda dos acadêmicos de Biologia da Fafiuv, para os próximos meses, conta com dez encontros regionais nos municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (Amsulpar). Segundo o coordenador do projeto, além dos acadêmicos, técnicos especializados estarão ministrando cursos relacionados à produção de alevinos para os piscicultores que estiverem interessados nessa área de estudo.

 

Serviço: Os alevinos são comercializados ao valor de 10 reais o cento do alevino 1, com cinco centímetros; e o alevino 2, entre sete e onze centímetros, é comercializado ao valor de 13 reais o cento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3522-4433, falar com Eloy ou Sérgio, e (42) 3522-4711, falar com o Lauro.  

           

 

 

Foto

Coordenador do Centro de Piscicultura da Fafiuv, professor Dr. Eloy Tonon

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100