Fafiuv realiza cursos de Direção Defensiva e Brigada de Incêndio

Os cursos acontecem nessa semana

 

            O professor de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Marco Aurélio Bittencourt, convida a comunidade local para que prestigiem dois cursos que estão sendo ofertados pela Instituição e pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (Ieps). Os cursos são de Direção Defensiva e Brigada de Incêndio. De acordo com o professor Bittencourt, ambos os cursos têm como objetivo promover a conscientização. 

Direção defensiva
            O curso de Direção Defensiva para carro e moto/motocicleta acontece entre os dias 2 e 7 de fevereiro na sala 27 da Fafiuv. O professor lembra que o curso é baseado na necessidade da conscientização da direção defensiva; e não ofensiva. Segundo ele, com base em dados estatísticos, em torno de 36% das mortes no Brasil estão relacionadas às infrações de trânsito. “O comodismo e a pressa do dia-a-dia faz com que as pessoas se desviem das condutas de direção defensiva. O curso tem o objetivo de relembrar como evitar acidentes, colisões, ou seja, mostra como é possível amenizar os acidentes de trânsito e conscientizar os motoristas e seus caronas a respeito de uma vida prolongada”, afirma.
            O curso que acontece na sala 27 da Instituição, contará com aulas teóricas e práticas que serão ministradas pelo professor Bittencourt, no que concerne ao resgate irregular; e o Instrutor e proprietário da Auto Escola Vitória, Marcos Veríssimo, falará sobre direção defensiva e legislação, incluindo a prática de motociclistas. Para participar é necessário ter mais de 18 anos para a realização do curso prático.

Serviço: Certificação: 40h/aula incluído horas/aula prática para motociclistas
Vagas: Limitadas
Valor: 60 reais para inscrições até dia 3 de fevereiro
Inscrições: Na tesouraria da Fafiuv com Andréia ou Mara

Brigada de Incêndio
           O professor Bittencourt afirma que a finalidade do curso é promover a informação sobre o combate a incêndio. Podem participar pessoas que atuam no combate a incêndio em empresas, em instituições públicas e privadas, onde se possa oferecer certo risco, tendo em vista que o Corpo de Bombeiros tem um tempo limitado até chegar ao local de incêndio. Sendo assim, a pessoa que estiver capacitada para a atividade poderá contribuir naquele momento. “O curso visa formar multiplicadores desses conhecimentos a fim de combater o incêndio in loco até que chegue o Corpo de Bombeiros e possa solucionar o problema da melhor forma possível”.
           A idade mínima para participar do curso é de 16 anos. Haverá práticas de combate a incêndio e informações sobre a utilização de extintores e simulação de incêndio. O curso será ministrado pelo professor Marco Aurélio, no que se refere a técnicas de primeiros socorros; e segurança do trabalho e combate a incêndio, com o técnico Petrônio Natalício. O curso acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro na sala 27 da Instituição.

Serviço: Certificação: 20h/aula
Vagas: Limitadas
Valor: 100 reais para inscrições até dia 3 de fevereiro; após essa data, o valor da inscrição é de 120 reais
Inscrições: Na tesouraria da Fafiuv com Andréia ou Mara.

Foto


Professor de Química da Fafiuv, Marco Aurélio Bittencourt

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100