Projeto de Geografia da Fafiuv é aprovado no Programa Universidade Sem Fronteiras

O projeto foi inscrito para o subprograma de apoio das licenciaturas que é voltado para a educação e será aplicado nas escolas públicas da região

 

            Os coordenadores do curso de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professora Ms. Alcimara  Föetsch e professor Ms. Paulo Meira Rocha, não poupam palavras para descrever tamanha felicidade em relação ao curso. Com sorrisos de orelha a orelha, os coordenadores comemoram a aprovação de um projeto no Programa Universidade Sem Fronteiras. Intitulado A Geografia como necessidade de leitura de mundo: Um diferencial na construção da identidade social do aluno, o projeto tem como principal objetivo contribuir com o ensino da Geografia no sentido de auxiliar na compreensão da dinâmica das paisagens culturais, da forma de representação do espaço geográfico, dos problemas ambientais e da utilização de novas tecnologias informacionais como recursos metodológicos. 
            O projeto é coordenado pelos professores do Colegiado de Geografia, Ms. Helena Edilamar Ribeiro Buch, Ms. Alcimara Föetsch e Ms. Paulo Meira Rocha. O profissional recém-formado, Alexandre Matos, também contribuiu com seus ensinamentos, juntamente com os graduandos de Geografia: André Alves Pereira, Dinara Izabel Guedes, Joelma Cristina Batista Nakalski, Márcio José Rockenbach e Bruna Baumann.
De acordo com a professora Alcimara, o projeto foi inscrito para o subprograma de apoio das licenciaturas que é voltado para a educação básica e será aplicado nas escolas públicas da região. Segundo a professora, o projeto surgiu durante o 3º Simpósio de Geografia, realizado em novembro de 2008, que tinha como temática principal A Geografia como necessidade de leitura de mundo. “Percebeu-se o quão importante é a relação entre universidade e a educação básica. É possível compartilhar experiências através de palestras, mini-cursos e comunicações orais, através dos quais notamos a necessidade de uma maior aproximação entre essas esferas”.
            O projeto foi divido em quatro temas que são: a Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo; a Paisagem Cultural local; a modernização do modo de vida e sua relação com a problemática ambiental e a utilização da informática e internet como ferramenta no Ensino da Geografia. A professora Alcimara, acrescenta uma passagem do projeto que diz: “Acreditamos que a geografia deve assumir seu papel de leitura de mundo discutindo seu corpo de conceitos e conteúdos contribuindo para desvendar o texto social impresso nas paisagens, nos objetos e nas pessoas. Assim, a articulação entre a realidade local é fundamental para que o perfil do trabalho a ser desenvolvido assuma uma verdadeira identidade”.

Aplicações e Parcerias
            O projeto será desenvolvido nas escolas da região com apoio de professores, alunos e comunidade. Em um primeiro momento, o projeto será aplicado em União da Vitória e também nos municípios vizinhos de Cruz Machado, General carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin e Porto Vitória. Além disso, o projeto conta com parcerias institucionais que são o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e as Secretarias da Educação dos municípios abrangidos pelo projeto.

Atividades
            O projeto consistirá em visitas técnicas, palestras, confecção de materiais lúdicos e apresentações a serem realizadas e desenvolvidas pelos coordenadores e graduandos junto às escolas públicas, tendo como público-alvo principal os alunos do Ensino Fundamental.

Serviço: Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas com o Colegiado de Geografia da Fafiuv, ou pelo telefone 3522-4433, falar com os professores, Alcimara ou Paulo.

 

Foto


Coordenadores do curso de Geografia da Fafiuv, professor Ms. Paulo Meira Rocha e professora Ms. Alcimara  Föetsch

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100