Um basta para o abuso sexual na infância e adolescência


Este é o tema do evento que será realizado pelo Colegiado de Filosofia da Fafiuv, entre os dias 18 e 21 de março

           
           Um basta para o abuso sexual na infância e adolescência. Este é o objetivo de uma equipe formada por professores, acadêmicos e profissionais que atuam na área e que não medirão esforços para divulgar ações educativas para combater a violência sexual na região. O projeto é proposto pelo Colegiado de Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), que está inserido no subprograma Incubadora dos Direitos Sociais, do Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado.
           O envolvimento com o tema, conduziu a equipe de profissionais da Fafiuv, em parceria com profissionais da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e Universidade do Contestado de Porto União (UNC), na organização do evento Abuso Sexual: Ações e Reflexões para uma Infância e Adolescência Saudável. O evento acontece entre os dias 18 e 21 de março, com palestras no Cine Teatro Luz e mini-cursos na própria Instituição.
           O coordenador do curso de Filosofia, professor Ms. Aurélio Bonna, afirma que o objetivo do evento é conhecer a realidade e definir soluções para os casos de abuso sexual. “O evento tem dupla finalidade. Uma delas é sensibilizar a sociedade de União da Vitória e região para o programa de abuso sexual, que muitas vezes é camuflado, ou seja, a comunidade acredita que na sua cidade isso não acontece. O projeto vem estudando o assunto e, infelizmente, os índices de abuso sexual são alarmantes. Outra finalidade é mobilizar as instituições de atendimento social para a realidade do município, através da verificação de casos nas escolas e capacitar profissionais na identificação do problema em idade escolar. O abuso sexual causa traumas imensuráveis para uma criança ou jovem. É um dever da sociedade acabar com este problema”.

Assunto que gera discussão
            Disposta a trocar as páginas de noticiários que giram em torno do abuso sexual, por páginas que mostrem crianças e jovens felizes, a equipe de profissionais se reúne na sala do Colegiado de Filosofia, semanalmente, para a discussão de ações educativas que mobilizam a comunidade em relação ao tema. Na pauta estão campanhas, pesquisas e eventos.
A acadêmica do 3º ano do curso de Filosofia, Cleri Oliveira, comenta que faz mais de um ano que o curso desenvolve o projeto contra o abuso sexual. “A ideia é tornar púbica ações educativas que contribuam para a reflexão da comunidade sobre o tema”.
            Quem concorda com Cleri é a acadêmica do curso de serviço social da Uniguaçu, Irene Biella e a recém formada no curso, Simone Faesser. Para elas, o assunto que ainda é visto como um tabu pela sociedade, necessita, em caráter de urgência, de ações que dêem um basta nesses casos.

Público
            Segundo a recém formada do Curso de História da Fafiuv, Lidiane Larisa Lenchiscki, as palestras são abertas ao público em geral, ao valor de R$ 15 reais.
Apenas as vagas para participar dos mini-cursos são restritas. As inscrições podem ser realizadas por convites destinados a algumas instituições. 

Programação
Dia 18/03 – Cine Teatro Luz
19h - Credenciamento dos participantes
19h30 - Abertura do evento
20h– Palestra com o profissional Prof. Dr. César Aparecido Nunes (Livre-Docência na área de Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas–Unicamp. Presidente nacional da Associação Brasileira de Educação Sexual-Abrades. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação Paidéia, na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP)
Tema A Educação Para a Sexualidade na Perspectiva Emancipatória

Dia 19/03
19h – Credenciamento dos participantes
19h30 – Abertura do evento
20h – Palestra com o profissional Reinaldo Wagner (Pedagogo, atual Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares da Região Centro Sul do Estado do Paraná–ACTCSULPAR)
Tema O Atendimento às Crianças Vítimas de Abuso e Exploração Sexual
Dia 20/03
19h – Credenciamento dos participantes
19h30 – Abertura do evento
20h – Palestra com o profissional Psicólogo Gastão Ribeiro (Gastão Ribeiro é psicólogo, psicanalista e hipnoterapeuta. Com formação em técnicas de traumas como EMDR Level II, Formação em TFTtm: Thought Field Therapy tm, TAT – “T. Fleming Acupressure Technique”, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro da Sociedade Brasileira de Hipnose e Presidente da Sociedade Mineira de Hipnose; criador do Projeto Trauma Infantil que atende a crianças carentes que sofreram Abusos e Maus Tratos)
Tema As Conseqüências Psicológicas do Abuso Sexual na Vida de Crianças e Adolescentes
Mini – Cursos: Auditório da Fafiuv
19/03 - Das 8h30 até às 11h45. Das 13h30 até às 17h
Mini-curso com o profissional Prof. Dr. César Aparecido Nunes
Tema  Educação Sexual da Criança                      
20/03 - Mini-curso com o profissional Reinaldo Wagner
Tema A Função da Escola e do Conselho Tutelar segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente
21/03 - Mini-curso com o profissional Psicólogo Gastão Ribeiro
Tema Os Primeiros Cuidados com Crianças Traumatizadas

Serviço: Maiores informações podem ser obtidas através do (42) 3522 - 4433.              

Foto


Equipe disposta a realizar ações educativas para combater a violência sexual na região

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100