Núcleo de Catalogação de Documentos Históricos Educacionais

            Como proposta das professoras Ms. Márcia Stentzler, Ms. Roseli B. Klein e Ms. Valéria Schena, foi criado o Núcleo de Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Este Núcleo tem por finalidade, no primeiro momento, catalogar documentos e obras relevantes para a História da Educação até a década de 70, e em seguida, também abrigar material significativo para pesquisas na área. 
Esta atividade tem como proposta firmar ações conjuntas entre o GT de União da Vitória e Palmas, abrangendo várias áreas do conhecimento, bem como, em nível dos arquivos pesquisados dar suporte à instituição para o registro da memória organizacional; verificação dos documentos; trato das informações; avaliação do que poderá ou não ser digitalizado.
            Estamos em contato com a UNICAMP a fim de filiar este GT ao Grupo de Pesquisas do HISTEDBR da Unicamp, que abriga outros registros significativos de obras históricas em nível nacional. No Estado do Paraná esta pesquisa vem acontecendo nos núcleos de Ponta Grossa, Maringá, Palmas, Curitiba e agora em União da Vitória, abrangendo a Região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina. A equipe está sendo formada pelas três professoras já citadas e por oito acadêmicas: Juliane Aparecida Wladkowski; Amanda Grobi; Débora Rodrigues; Lauriano Rubbo; Karla Aparecida Ferreira; Michelly Finks; Sandra Santos e Suzete Rossa Seger. O grupo esteve nos dias 11 e 12 de março em treinamento na UNICS (Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná) em Palmas sob a coordenação da professora Tereza Jussara Luporini, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação e assuntos comunitários, doutora e membro do Grupo de Pesquisas do HISTEDBR da Unicamp, e pelo responsável técnico do núcleo daquela Instituição, o professor Ronivon José Bazo.
            A atividade de catalogação das fontes primárias e secundárias na Região do Vale do Iguaçu permitirá que os dados aqui levantados possam contribuir para a formação de um Catálogo Nacional de Fontes da Educação Brasileira. Este trabalho hoje se encontra centralizado na Faculdade de Educação da UNICAMP.  


 
Equipe do projeto sendo recebida na UNICS pela Reitora Ivania Marini e pela professora Tereza Jussara Luporini.



Professoras Ms. Valéria Schena, Ms. Márcia Stentzler, Ms. Roseli B. Klein e acadêmicas do Curso de Pedagogia no treinamento em Palmas nos dias 11 e 12 de março

 


Momento de estudo no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UNICS em Palmas.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100