Colegiado de Química da Fafiuv comemora os resultados do curso de Energia Nuclear


O curso aconteceu nos dias 7 e 14 de março

 

            É sábado. O relógio marca 8 horas da manhã. Nos corredores da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) uma movimentação de pessoas nos conduz à sala quatro. Eles são acadêmicos, apreciadores e pesquisadores dos assuntos que envolvem a química nuclear. O assunto virou pauta principal do curso realizado pelo Colegiado de Química da Instituição.
           Oferecido pela Fafiuv e pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (Ieps), o curso de Extensão em Química Nuclear foi dividido em dois sábado, dias 7 e 14 de março, com certificação a 30 novos conhecedores da área de estudo.
           O curso, cujo principal objetivo é contribuir para com o desenvolvimento da pesquisa e extensão, foi ministrado pelo professor de Química, Marco Aurélio Bittencourt. “Temos muito que comemorar. O curso superou as expectativas. Os alunos saíram satisfeitos com o aprendizado, pois a nossa região é deficitária na área de estudos sobre a energia nuclear. Sua concentração é maior na região sudeste devido à existência de usina nucelar. O objetivo foi a difusão desses conhecimentos”.
           De acordo com o professor Bittencourt, foi realizado no ano passado um levantamento com a participação de 2,5 mil pessoas. Destas, 2,3 mil desconhecem a área de estudo sobre a energia nuclear.

Temas
            Durante o curso, foram abordados os seguintes temas: Estrutura da Matéria e do Átomo, Radioatividade (radiações alfa, beta, gama e raios-X), Séries Radioativa, Fissão e Fusão Nuclear, Bomba Atômica, Reatores Nucleares e Usina Nuclear (Angra I, II), Acidentes Nucleares, Enriquecimento de Urânio, Elementos Cisurânicos e Transurânicos. Além de abordar sobre a Química Nuclear e Meio Ambiente; Química Nuclear e Saúde; e também Química Nuclear e Segurança.
           
Simpósio de química
            Novidades para o Colegiado de Química é o que não falta. Após o encerramento do curso de Extensão em Química Nuclear, um outro evento promete movimentar a comunidade acadêmica. Estamos falando do 6º Simpósio de Química. O evento acontece nos dias 1º a 5 de junho na própria Instituição. O professor Bittencourt, que é um dos coordenadores do evento, faz questão de comentar que a programação é feita passo a passo. Tudo para que o resultado final agrade aos participantes. O evento conta com palestras e demonstração de experimentos de química na Praça Coronel Amazonas.
Serviço: Informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 3522-4433 ou (42) 8416-2753, falar com o professor Marco Aurélio.

Foto


Trinta novos conhecedores da área de estudo

 


Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100