Arte Milenar ganha vida durante oficina pedagógica na Fafiuv

A oficina reuniu acadêmicas e pedagogas no sábado, 14. A ação fez parte das atividades complementares do Curso de Pedagogia 

 

 

            Um simples papel ganhou vida nas mãos das acadêmicas do curso de pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Foram nas salas 28 e 29 que a criatividade veio à tona. Um delicado toque artístico, regado pela imaginação aflorou através das dobras dos papéis.  A ação fez parte da oficina pedagógica que aconteceu no sábado, 14, na própria Instituição. A atividade contou com a participação de cerca de 60 alunos do curso de pedagogia do período noturno. A oficina foi ministrada por pedagogas e acadêmicas do curso, das 8h às 12h.

           Além de oficinas pedagógicas, seis acadêmicas bolsistas também participam do projeto de Apoio aos Alunos com Dificuldade de Aprendizagem, que faz parte do Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado. A pedagoga responsável pelo projeto é a recém formada em Pedagogia pela Fafiuv, Ana Paula Karpinski Casanova. São atendidas pelo projeto cerca de 100 crianças dos municípios de União da Vitória, Cruz Machado e Paula Freitas.  

Arte milenar

            A oficina pedagógica explorou artes milenares em suas mais diversas formas. A oficina trouxe técnicas de Origami (dobrar papel) e Kirigami (dobrar e cortar papel). Segundo a professora Ana, foram confeccionadas lembranças para datas comemorativas, como é o caso da Páscoa; além de jogos pedagógicos. A oficina pedagógica faz parte das atividades complementares do curso, com base na determinação das Instituições de Educação Superior (IES) que se refere as aulas de 60 minutos de duração, para o Ensino Superior. “Trata-se de técnicas que servem como subsídio para as práticas pedagógicas que podem ser trabalhadas em sala de aula dentro das mais diversas áreas do conhecimento”.

Práticas Sociais

            Quem também comemora os resultados da oficina pedagógica é a coordenadora do curso e orientadora do projeto de Apoio aos Alunos com Dificuldade de Aprendizagem, Ms. Roseli B. Klein. Para a professora, a ação reforça o interesse para com as práticas sociais. “As atividades extraclasse promovem um enriquecimento para o aluno”, afirma. A coordenadora do curso lembra, que em breve, a oficina pedagógica será ministrada para os acadêmicos do período vespertino.

 

O lúdico na sala de aula

            Claudia Camargo Schroetter é acadêmica do 4º ano de Pedagogia. Para ela, a atividade contribuiu com um novo aprendizado para ser desenvolvido em sala de aula com as crianças. Quem também compartilha a opinião é a acadêmica do 1º ano de Pedagogia, Jéssica Laroca. Jéssica foi uma das ministrantes do curso. Para ela, o lúdico em sala de aula apresenta valores para todas as fases da vida.

 

 

Fotos

Coordenadora do curso de Pedagogia, Ms. Roseli B. Klein e a recém formada em Pedagogia pela Fafiuv, Ana Paula Karpinski Casanova

 

Pedagogas e acadêmicas que ministraram a oficina pedagógica

 

Um delicado toque artístico, regado pela imaginação aflorou através das dobras dos papéis

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such e Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100