Evento da Fafiuv marca campanha contra abuso sexual na infância e adolescência

A abertura aconteceu no dia 18, no Cine Teatro Luz, e contou com a presença de autoridades, estudantes e comunidade local

 

            O Colegiado de Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) esbanjou sorrisos de felicidade na noite de quarta-feira, 18, no Cine Teatro Luz. A felicidade se refere à expressiva participação de autoridades, estudantes e comunidade local, durante a abertura do evento intitulado Abuso Sexual: Ações e Reflexões para uma Infância e Adolescência Saudável.. A palestra do professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, Dr. César Nunes, iniciou o ciclo de palestras e mini-cursos sobre Abuso Sexual. O evento termina no dia 21 de março.

           O objetivo central do evento é divulgar ações educativas para combater a violência sexual na região. O projeto é proposto pelo Colegiado de Filosofia da Fafiuv, com apoio do Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado e Fundação Araucária.

           Organizado por uma equipe de profissionais da Fafiuv, em parceria com profissionais da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e Universidade do Contestado de Porto União (UNC), o evento ganhou a adesão da comunidade e entidades ligada à área, pelo fim da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

Abertura

            A abertura do evento iniciou com uma apresentação de um vídeo sobre os projetos do Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras. Em seguida, foi formada a composição da mesa de autoridades com a presença do diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, coordenador do curso de Filosofia, professor Ms. Aurélio Bona, e representando o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS), professor Dr. Eloy Tonon, professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e palestrante da noite, Dr. César Nunes. Também aderiram ao projeto compondo a mesa, a secretária de educação de União da Vitória, Marli Brugnago, o Major da Polícia Militar de União da Vitória, Edson Hartman de Oliveira, Juiz da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, Carlos Eduardo Matioly Cochany e o promotor da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, Júlio Ribeiro de Campos Neto.

           O professor Aurélio agradeceu a presença expressiva do público, que superou as expectativas. Em seu discurso, afirmou que o objetivo do evento é conhecer a realidade e definir soluções para os casos de abuso sexual. “O projeto vem estudando o assunto e, infelizmente, os índices de abuso sexual são alarmantes. O intuito é mobilizar as instituições de atendimento social para a realidade do município, através da verificação de casos nas escolas e capacitar profissionais na identificação do problema em idade escolar. O abuso sexual causa traumas imensuráveis para uma criança ou jovem. É um dever da sociedade acabar com este problema”.

           O diretor da Fafiuv, parabenizou a iniciativa do projeto. Segundo ele, é uma maneira eficaz de se firmar uma rede de pessoas em defesa do abuso sexual. Na sequência, a secretária de educação e o Juiz da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, firmaram comprometimento e adesão com o projeto.

 

Palestra

           Experiência e um currículo arraigado de lições de vida serviram de inspiração para o professor César Nunes. Ele explanou o tema A Educação Para a Sexualidade na Perspectiva Emancipatória. Cézar é doutor em Filosofia e História da Educação, Professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia. Presidente da Associação Brasileira de Educadores Sexuais (Abrades) e autor de vários livros entre eles Aprendendo Filosofia e Desvendando a Sexualidade.

           A segunda noite de atividades do ciclo de palestras contou com a fala do Pedagogo e atual presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares da Região Centro Sul do Estado do Paraná – ACTSULPAR), Reinaldo Wagner. Ele explorou o tema O atendimento ás Crianças Vitimas de Abuso e Exploração Sexual.

 

Confira a programação do evento

Dia 20/03
19h – Credenciamento dos participantes
19h30 – Abertura do evento
20h – Palestra com o profissional Psicólogo Gastão Ribeiro (Gastão Ribeiro é psicólogo, psicanalista e hipnoterapeuta. Com formação em técnicas de traumas como EMDR Level II, Formação em TFTtm: Thought Field Therapy tm, TAT – “T. Fleming Acupressure Technique”, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É membro da Sociedade Brasileira de Hipnose e Presidente da Sociedade Mineira de Hipnose; criador do Projeto Trauma Infantil que atende a crianças carentes que sofreram Abusos e Maus Tratos)
Tema As Conseqüências Psicológicas do Abuso Sexual na Vida de Crianças e Adolescentes
 

Mini – Cursos: Auditório da Fafiuv

19/03 - Das 8h30 até às 11h45. Das 13h30 até às 17h
Mini-curso com o profissional Prof. Dr. César Aparecido Nunes
Tema  Educação Sexual da Criança                      

20/03 - Mini-curso com o profissional Reinaldo Wagner
Tema A Função da Escola e do Conselho Tutelar segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente
21/03 - Mini-curso com o profissional Psicólogo Gastão Ribeiro
Tema Os Primeiros Cuidados com Crianças Traumatizadas
 

Fotos

Mesa de autoridades

 

Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, coordenador do curso de Filosofia, professor Ms. Aurélio Bona e o Juiz da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, Carlos Eduardo Matioly Cochany

 

Público presente no evento

 

Secretária de educação de União da Vitória, Marli Brugnago

 

Coordenador do curso de Filosofia, professor Ms. Aurélio Bona, Juiz da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, Carlos Eduardo Matioly Cochany e Major da Polícia Militar de União da Vitória, Edson Hartman de Oliveira

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such e Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100