Criação do Núcleo de Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais

Prof. Leni Trentim Gaspari

            A FAFI hoje vivencia um momento histórico com a criação de um Núcleo de  Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais da Região do Vale do Iguaçu. A criação desse Núcleo permitirá o levantamento e catalogação de fontes primárias importantes para a pesquisa histórico-educacional da região. Trata-se de um Projeto ousado e valioso que está sendo executado pelas professoras  do Colegiado de Pedagogia:Márcia Stentzeler , Roseli  Klein e  Valéria Schena.
            Esse Núcleo de catalogação do curso de Pedagogia abre aos pesquisadores uma oportunidade ímpar de acesso aos documentos permitindo a escrita da História da Educação em âmbito regional, a qual sabemos que é rica e necessita ser registrada e preservada a memória escolar. Além disso, como muito bem defendem as autoras do projeto, os temas abordados na História da Educação não podem ser pensados somente em sua relação com o universo escolar, porque estão impregnados de pluralidade de aspectos presentes nas relações estabelecidas cotidianamente entre grupos e indivíduos.
            Nesse sentido, entendemos que a relevância deste trabalho vai muito além de uma “arqueologia” ou de uma “garimpagem” dos documentos existentes, tanto nos espaços públicos , quanto nos domínios particulares – os arquivos de família.
            A História da Educação nas escolas desta cidade e região virão à tona sim, mas também, se evidenciarão as vivências, os costumes e a mentalidade vigente na época da produção dos documentos encontrados e analisados.
            É fundamental destacar ainda que o trabalho permitirá indiscutível contribuição as ciências humanas, em especial a História, num momento em que a FAFI vem privilegiando a execução de inúmeros projetos voltados a história local e reconstruindo pouco a pouco nuances do  nosso passado . Como afirma o historiador Samuel (1990): A História local permite  ao historiador uma noção mais imediata do passado, “dobrando uma esquina e descendo a rua. Ele pode ouvir os seus ecos no mercado, ler o seu grafite nas paredes, seguir suas pegadas nos campos”.
            Este projeto representa um grande avanço no campo da pesquisa, não só  em nível local, mas rumo à  pesquisa estadual e nacional. Educadores e historiadores poderão pelo acesso aos documentos, abrir um novo leque para produções científicas na academia, além de possibilitar aos acadêmicos a oportunidade do trabalho com documentos, com fontes históricas primárias.
            Enfim, projetos como este não precisam ser só elogiados, precisam ser valorizados e aqui eu gostaria de dizer as professoras Márcia, Roseli e Valéria, que vocês têm todo o apoio da direção para o desenvolvimento e execução deste trabalho.
            Parabéns e não desistam nunca!


União da Vitória,22 de abril de 2009

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