Comissão estuda possibilidade de incorporação da Fafiuv à Unicentro


Na segunda-feira, 27, a comissão se reuniu para expor e analisar dados copilados a respeito desta possibilidade

 

            A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) recebeu na segunda-feira, 27, a visita de uma comissão formada por professores, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).  Os professores analisam a possibilidade de transformação da Fafiuv em um campus da Unicentro.
De acordo com o diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, a incorporação da Fafiuv à Unicentro ou não, ocorre de forma bastante democrática. Caso a comunidade e os segmentos da Instituição concordem com a incorporação da Fafiuv à Unicentro, ainda será necessária a aprovação em outras instâncias governamentais do Estado do Paraná.
O diretor lembra que a ideia da fusão das Instituições teve inicio em 2007, durante o mandato do professor Dr. Eloy Tonon e do reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette. “A conversa impulsionou o deslocamento do diretor e do reitor até a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior onde conversaram com a secretária Lygia Pupato, que mostrou-se interessada na execução da proposta. Na ocasião, a secretária sugeriu aos professores que se formassem comissões nas Instituições e fosse elaborado um projeto”. No mesmo ano, a reitoria da Unicentro foi procurada pela direção e professores da Fafiuv para discutir a possibilidade de fusão das Instituições.

Apresentação
            O Salão Nobre da Fafiuv contou, em dezembro de 2007, com a presença de professores, funcionários, representantes dos acadêmicos da Instituição e da comunidade para uma explanação da proposta de incorporação feita pelo reitor da Unicentro. Na ocasião, a Fafiuv constituiu uma comissão com representação de professores e funcionários para a elaboração de um projeto para ser encaminhado para a reitoria da Unicentro.

Visitas
            Além da análise dos regimentos das duas instituições realizada pela comissão da Fafiuv também foram feitas, no ano passado visitas in loco, uma aos campi em Guarapuava e outra ao campus de Irati; com o intuito de se conhecer a estrutura física e o seu funcionamento institucional.

Rodadas de reuniões
            Os estudos referentes a fusão das Instituições não param.  Agora, em 2009, as rodadas de reuniões iniciaram a todo o vapor. A mais recente foi no dia 27 de abril na Fafiuv. Três subcomissões formadas por educadores colheram informações gerais sobre a infraestrutura, departamento de pessoal e ensino, pesquisa e extensão.
            Quem falou em nome das subcomissões foram os professores Osmar Ambrósio de Souza, diretor do Campus Santa Cruz e Fernando Franco Netto, pró-reitor de planejamento da Unicentro.
            Segundo o professor Osmar, os estudos estão na fase de um diagnóstico das Instituições. O que se pretende é a elaboração até junho deste ano de um projeto final para ser apresentado ao Conselho Universitário da Unicentro e se aprovado, então encaminhar ao Governo do Estado, por meio da Seti. “Não é incorporar por incorporar. Mas sim analisar os benefícios que essa incorporação trará para as instituições envolvidas e principalmente para a comunidade que se constitui no alvo do serviço público. A incorporação trará ganhos significativos para o desenvolvimento regional”. Comenta o professor Osmar.

Campus Universitário
           O professor Fernando comenta que a Fafiuv enquanto campus universitário terá maior comprometimento na área de ensino, pesquisa e extensão. “A intenção é aproximar a sociedade da comunidade acadêmica através dos projetos. Na área de ensino o diferencial se refere na possibilidade de criação de novos cursos de extensão e pós – graduação, além da abertura de mais vagas”.

Identidade da Fafiuv
           A identidade da Fafiuv com a possível incorporação a Unicentro também foi esclarecida pelo professor Osmar. Segundo o professor, a identidade está relacionada com um efeito histórico. Visto que a Fafiuv comemora no ano que vem seus 50 anos de história. “A Fafiuv não perde a sua identidade. Pois não haverá transferência da Instituição para Guarapuava. A Fafiuv vai continuar aqui, no prédio, com os mesmos servidores. Ela continua com as mesmas características. Não devemos ficar preocupados com o conceito de identidade da Fafiuv, mas sim que ela vai continuar promovendo o desenvolvimento da sociedade de União da Vitória”.

Projeto piloto
           De acordo com o diretor Valderlei, agora, uma comissão técnica da Unicentro fará todos os estudos e análises que forem necessários para se verificar a viabilidade da incorporação. “Virão muitos benefí­cios se isso acontecer. Estamos vendo com bons olhos esta fusão. Existe um interesse muito grande entre a comunidade acadêmica, funcionários e docentes. Acredito que vamos servir de projeto piloto para que as outras faculdades também se unam às universidades”.

Fafiuv
           Criada em 22 de dezembro de 1956 e autorizada pelo decreto de nº 47.666, em 10 de janeiro de 1960, a Fafiuv oferece, atualmente, nove cursos de graduação: História, Pedagogia, Geografia, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, Ciências Biológicas, Quí­mica e Filosofia.

 

Fotos

Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, pró-reitor de planejamento da Unicentro, Fernando Franco Netto e o diretor do Campus Santa Cruz, Osmar Ambrósio de Souza

Reunião dos professores da Fafiuv e da Unicentro

 


 

Professores da Fafiuv e da Unicentro na Sala dos Professores

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100