Visita ao "Clube do Formiguinha" em Bituruna

Futuras Pedagogas, estudantes da FAFIUV em aula prática

        No dia 18 de maio, alunas do 2º, 3º e 4º ano do curso de Pedagogia do turno vespertino, acompanhadas pelas professoras Cláudia Bonk, Rosana Beatriz Ansai e Líris Guerra conheceram as dependências do Clube do Formiguinha localizado no município de Bituruna. Na ocasião esteve presente a coordenadora da instituição, a senhora Elesiane Vanzin, o coordenador pedagógico professor Ilson da Luz e o Secretário de Educação e Assistência Social de Bituruna, professor Nereuvaldo da Silveira, o qual nos explicou o funcionamento da instituição.
        Segundo o professor Nereuvaldo os Centros de Atividades são três unidades educacionais denominadas Clube do Abelhinha, Clube dos Amiguinhos e Clube do Formiguinha, as mesmas constituem-se em instituições de contra turno que assumem a responsabilidade institucional de contribuir para a formação integral de mais de 450 crianças e adolescentes biturunenses de seis a quinze anos complementando a educação oferecida pela família e escola. Oportunizam as crianças e adolescentes ações sócio-educativas, recreativas e esportivas para que se desenvolvam nas áreas biológica, cognitiva, social e afetiva, em período integral, resgatando a autonomia dos envolvidos, oferecendo além de uma ótima alimentação, cinco aulas diárias, sendo que duas são de Reforço Escolar, para melhorar o desempenho na escola e três cursos variados: Artes, Dança Gaúcha, Música, Xadrez, Judô, Informática e Bocha para adolescentes acima de 12 anos.
        Uma das novidades implantadas em cada um dos clubes são as Brinquedotecas, que além de oferecer aos Centros de Atividades um local agradável com muitos brinquedos, jogos e livros promove um trabalho inter e multidisciplinar entre os cursos oferecidos nas instituições; os alunos têm a oportunidade de aprender brincando, desenvolver a inteligência, criatividade e a sociabilidade. A outra inovação é a implantação de Mesas Educacionais contendo softwares educativos. A prefeitura de Bituruna adquiriu as mesas para trabalhar a alfabetização e também jogos educacionais. Nesta atividade a criança e o adolescente interagem com o computador, é uma inovação na área de informática.
        As acadêmicas ficaram muito contentes por existir um trabalho desta amplitude sendo oferecido gratuitamente em um município daqui da região.

Professora: Cláudia Bonk
Curso de Pedagogia - FAFIUV

Confira as Fotos










Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100