Uma semana dedicada para os profissionais de áreas exatas


Essa é a ideia da 6ª Semana de Matemática da Fafiuv. O evento acontece de 4 a 8 de maio

 

            O professor de matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Carlos Roberto Vianna, proferiu a palestra de abertura da 6ª Semana de Matemática da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Organizada pelo Colegiado de Matemática da Instituição, o evento acontece de 4 a 8 de maio. O objetivo do evento é promover um intercâmbio científico e cultural entre as comunidades acadêmicas locais e regionais nos níveis fundamental, médio e superior.
            Com este propósito, o Salão Nobre da Fafiuv contou na noite de segunda-feira, 4, com a presença de professores e acadêmicos de matemática; além de interessados no assunto e áreas afins. A atenção ficou centrada na solenidade de abertura e momento cultural. Em seguida, os presentes acompanharam a palestra do professor Carlos intitulada De “Assinatura em Branco” até “Relações Perigosas” reflexões sobre educação matemática a partir de imagens de René Magritte. Bastante dinâmico durante a apresentação o professor Carlos dosou seriedade com pitadas de bom humor durante a sua apresentação.
            Já na terça-feira, 5, os profissionais de áreas exatas contarão com a presença de dois profissionais da área. As palestras foram ministradas simultaneamente pelos professores Ms. Emerson Vitor Castelani, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Guilherme de Souza Lima Brito (CLC bio South America).

O segredo é a programação
            A coordenadora do Curso de Matemática da Fafiuv, professora Ms. Michele R. D. Veronez não poupou elogios para a coordenação do evento. Segundo a professora, o segredo para o sucesso do evento está na programação, pois cada tema foi escolhido pensando no aproveitamento dos alunos. “A Semana de Matemática foi preparada com muito carinho. Nós pensamos em fazer uma semana que contemplasse não só os conteúdos específicos de matemática trabalhados no ensino superior, mas também alguns assuntos que são abordados nas séries iniciais e finais do ensino fundamental e médio”. 
            A Semana de Matemática conta também com palestras, mini-cursos e sessões de apresentações de trabalhos dos alunos, todos em nível de pesquisa científica.

Programação
Dia 6
19h – Comunicações
20h 40 – Intervalo
20h 55 – Palestra sobre Modelagem Computacional do Escoamento de Sangue Humano com o professor Dr. Márcio Antônio de Andrade Bortoloti (UESB)

Dia 7
MC1 – Aspectos Teóricos e Computacionais na Modelagem de Escoamentos Não-newtonianos, com o professor Dr. Márcio Antônio de Andrade Bortoloti (UESB)
MC2 – Interpretações Geométricas de Sistemas Lineares, com a profª Ms. Marcelene Tavares Mendes ( PUC – Londrina)
MC3 – Modelagem Matemática na Graduação, com a professora Dra. Marilaine de Fraga Sant’Ana (UFRGS)
MC4 – Resolução de Problemas e Investigação Matemática na Sala de Aula, com a professora Ms. Magna Natália Marin Pires (UEL)

DIA 8
19H – Mesa Temática: A avaliação no contexto de ensino e aprendizagem, com os professores Dr. Adonai Schlup Sant’Ana (UFPR), Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco (UEL)
Mediadora: profª Ms. Michele R. D. Veronez (Fafiuv)
20h 30 - Encerramento e confraternização

 

Inscrições:
Alunos da Fafiuv: R$ 35 reais
Demais participantes: R$ 45 reais

Serviço: Informações sobre inscrições, palestras e mini-cursos podem ser obtidas na Fafiuv, na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521 – 9100.

 

 

Fotos


Coordenadora do Curso de Matemática da Fafiuv, professora Ms. Michele R. D. Veronez

 


Professor de matemática da UFPR, Dr. Carlos Roberto Vianna

 


Público presente no evento

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100