Aproximações artísticas e contribuições da Literatura e do Cinema


Esta é a ideia do Projeto Cineclube idealizado pelo Colegiado de Letras da Fafiuv 

 

           Com o intuito de aproximar a história das emoções narradas pelos livros o Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras iniciou as atividades deste ano do Projeto Cineclube através da exibição do filme Vidas Secas, direção de Dirigido por Nelson Pereira dos Santos. O filme reuniu no dia 29 de abril, nas dependências do Cine Teatro Luz, professores e acadêmicos do curso de Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol.
           A professora de Literatura Portuguesa e coordenadora do projeto, Esp. Ana Paula Such, não esconde tamanha felicidade na realização do projeto. Idealizado pela professora Karim Siebeneicher Brito, doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Cineclube teve início no segundo semestre de 2007. Este projeto envolve cinema e literatura na busca de algo além do que estes dois canais podem oferecer separadamente. “O objetivo do Cineclube é ampliar o interesse e a internalização da leitura e da literatura pelos acadêmicos dos cursos de Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol”, afirma a Professora Ana.
           O primeiro ano do Cineclube foi tão produtivo que o colegiado decidiu dar continuidade à experiência, vinculando este projeto à Jornada de Estudos Literários e Lingüísticos do Vale do Iguaçu (JELLVI) que era concentrada durante uma semana no ano e que neste ano foi estendida ao longo dos semestres, totalizando 40h.

Vidas Secas
            O filme Vidas Secas foi o escolhido para dar inicio ao Projeto Cineclube. O filme, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, de 1963, brilhantemente adaptada à sétima arte é um retrato fiel da obra. O filme explora a trajetória de uma família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, que pressionados pela seca, atravessam o sertão em busca de meios para sobreviver.

Foto


Professora de literatura portuguesa e coordenadora do projeto, Esp. Ana Paula Such

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100