Dom de ensinar é a chave para o sucesso do Projeto de Apoio Aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem


O projeto é realizado pelas professoras e acadêmicas de Pedagogia da Fafiuv

Com amor no pensamento
o professor na sua bela missão
a nós semeia o ensinamento
para alcançarmos a realização
 
Missão que nos leva a aprender
que para colhermos bons frutos
o conhecer e o compreender
são valores reais e absolutos
 
Ensinar é um dom, um talento
daqueles que têm entendimento
de que é preciso saber seguir


             O poema Dom de Ensinar de Humberto Rodrigues Neto e Ferdinando Fernandes define o comprometimento das professoras e acadêmicas do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) no desenvolvimento do Projeto de Apoio Aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. O objetivo é atender os alunos com dificuldades de aprendizagem das séries iniciais, de 7 a 13 anos de idade.
           O projeto foi aprovado pelo Programa de Extensão Universitária, Universidade Sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado e lançado no dia 9 de outubro de 2007 no Canal da Música e Artes de Curitiba.     
Coordenado pela professora de Pedagogia, Ms. Rosana Beatriz Ansai em parceria com as professoras orientadoras, Ms. Maria Sidney Gruner e Ms. Roseli B. Klein e a pedagoga do projeto, Ana Paula Karpinski Casanova, as atividades contam também com o dom de ensinar de seis acadêmicas bolsistas, sendo uma delas remunerada pela prefeitura de Cruz Machado.
           São atendidas pelo projeto cerca de 100 crianças dos municípios de União da Vitória, Cruz Machado e Paula Freitas. “A intenção do projeto é oferecer para as acadêmicas a oportunidade de se capacitar para o exercício do magistério enquanto acadêmicas; além de contribuir no processo de aprendizado dos alunos no que concerne a redução do fracasso escolar”.


Liberdade de criação
           A coordenadora do projeto lembra ainda que as acadêmicas tem total liberdade de criação na elaboração das aulas; pois o estágio compreende a integração entre a teoria e a prática.  As aulas são supervisionadas pela pedagoga do projeto.  “A educação é feita de ensaios, erros e acertos”, afirma a professora Rosana. Ela cita a obra Atividades de Sistematização Para descobrir a alegria de ler e escrever, da professora Maria Sidney, como suporte neste processo de aprendizagem.  


Ensinar é um dom
            Elas são apaixonas pelo que fazem. O carinho pela arte de ensinar é percebido através do brilho no olhar, de um discreto sorriso e das doces palavras. Uma hora de conversa com as educadoras de Pedagogia da Fafiuv é pouco para se conhecer a bela missão do professor. A professora Rosana é prova disto. Na memória ela guarda detalhes do início de suas atividades na área da educação. No peito o coração bate mais forte a cada palavra dita. A emoção é nítida. “Ensinar é um dom de Deus. O profissional deve ter amor pela arte de ensinar. Somos responsáveis pelo aprendizado e a educação de várias vidas. O educador deve ser ético e competente em suas funções para se conquistar o que almeja”.


Relatório de experiência
            Para a acadêmica do 1º ano de Pedagogia, Jéssica Laroca, ela que atua nas salas de aula do Distrito de Santana em Cruz Machado, o contato com os alunos que fazem parte do projeto é inenarrável. “É um desafio. A cada dia é uma nova experiência”. A acadêmica cita que, a auto estima das acadêmicas, com o resultado do projeto, se elevou.


  Oficina Pedagógica
            As professoras, acadêmicas bolsistas e voluntárias de Pedagogia que dominam a arte do material pedagógico estarão deslumbrando valores por meio da oficina pedagógica intitulada A arte de aprender. A atividade acontece no dia 25 de maio, das 13h 30 às 17h, nas salas 18, 19 e 20 na própria Instituição.
            Segundo a professora Ana, um simples papel ganha vida nas mãos das acadêmicas de Pedagogia. Um delicado toque artístico, regado pela imaginação aflora através das dobras dos papéis. Serão confeccionadas lembranças para datas comemorativas, como é o caso das Festas Juninas, Dias dos Pais; além de brinquedos pedagógicos.


 Serviço: As inscrições são limitadas. Melhore informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.fafiuv.br e no Colegiado de Pedagogia da Fafiuv, que fica na  Praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521 – 9100.

 


Foto

 


Acadêmica do 1º ano de Pedagogia, Jéssica Laroca, pedagoga do projeto, Ana Paula K. Casanova, coordenadora  do projeto e professora de Pedagogia, Ms. Rosana B. Ansai e a acadêmica do 2º ano de Pedagogia, Silvana Wierzbicki

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100