A FAFI e os projetos de extensão: saberes que se ampliam


           
           Ao ensino superior cabe uma participação na construção da coesão social, no aprofundamento da democracia e contra a exclusão social. Na FAFI, essa participação vem acontecendo por inúmeros projetos de extensão. A extensão em nossa Instituição tem como finalidade principal o apoio solidário na resolução de problemas da exclusão, da discriminação social e na melhoria da qualidade dos programas educacionais das escolas. Neste texto destaco três projetos em andamento:


1º - Cursos de Atualização para os Professores Supervisores de Estágio das Escolas Campo de Estágio
            Esses cursos estão oportunizando aos professores supervisores de estágio, discussões teóricas recentes nas áreas de sua formação e também sobre alternativas metodológicas de ensino. Entendemos que esse espaço onde se compartilham saberes, promove um envolvimento mais efetivo entre a Faculdade e Escolas Campos de Estágio. No primeiro semestre os cursos foram oferecidos pelos colegiados de História, Geografia, Pedagogia e Letras e, coordenados pelos respectivos Coordenadores de Estágio.


2º - Cursinho Preparatório para o Vestibular
            Trata-se de um trabalho de integração entre o CEEBJA e a FAFI, com objetivo de preparar os alunos daquele Centro Educacional para o ingresso dos mesmos em instituições públicas do ensino superior. O projeto é coordenado pelo Profº Atílio Augustinho Matozzo e os docentes são acadêmicos dos 3º e 4º anos dos diferentes cursos da FAFI. Acontece aos sábados na própria Instituição e atende aproximadamente 70 alunos. A riqueza do projeto centra-se em dois pontos básicos: o primeiro na qualificação dos alunos cursistas para disputarem vagas em concursos vestibulares, bem como, em outros cursos de nível técnico. E, o segundo ponto é a preocupação dos futuros professores por meio de práticas-metodológicas específicas na sua área de formação.


3º - Preparando Estudantes para Prova Brasil e para o ENEM
            Alguns acadêmicos dos cursos de Letras e Matemática iniciarão um trabalho sistemático junto a um grupo de alunos de oitava série do Ensino Fundamental e outro grupo do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Lauro Müller Soares, com vistas a aprimorar o conhecimento nas áreas acima mencionadas preparando-os a um bom desempenho na Prova Brasil e ENEM. A relevância do projeto está para além dos resultados das provas, pois acreditamos que tal trabalho beneficiará os jovens, tanto os estudantes quanto os acadêmicos, para uma inserção no mercado de trabalho com melhor qualificação. Ou seja, a ideia é prepará-los para a vida.
            Concluindo, tomo por empréstimo as palavras de Clemente Ivo Juliatto (2005, p. 156) o qual defende o melhoramento das escolas e o envolvimento das universidades: “Tudo o que demanda é uma comunidade acadêmica comprometida com sua conquista, trabalho conjunto em prol da causa comum, com passos bem definidos, em labor concertado com sintonia e energia”.

 

Leni Trentim Gaspari

Vice-diretora da FAFI

Membro da ALVI

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100