Acadêmicos de Geografia da Fafiuv orientam sobre a coleta seletiva domiciliar


Serão visitadas 25 mil unidades residenciais

           
            O projeto Coleta Seletiva Domiciliar é organizado pelo Colegiado de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) e conta com a participação dos acadêmicos de Geografia, Biologia e Letras, além da parceria firmada com os acadêmicos de Engenharia Ambiental e Civil do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Empresa Ecovale Tratamento de Resíduos Urbanos e apoio da prefeitura de União da Vitória.
            O professor de Geografia da Fafiuv e coordenador do projeto, Ms. Gilberto Gonçalves lembra que a atividade iniciou em abril do ano passado. De lá para cá são trabalhados os aspectos ambiental e social nos lares do município. “A coleta seletiva é o melhor processo para a reciclagem de resíduos domiciliares. Seus resultados dependem da participação consciente da comunidade. Para isto precisamos da fonte geradora (que somos nós), do recolhimento e do destino final”. Segundo o professor, o lixo domiciliar é apontado como um dos maiores problemas ambientais e sociais da humanidade.

Visitação
            Jaleco de manga curta amarelo e uma bolsa em tom de alaranjado para amparar os materiais educativos e anotações fazem parte das vestes dos super heróis em ação. É desta forma que o professor Gilberto determina o empenho e dedicação dos acadêmicos para com o projeto que acontece todos os sábados das 8h 30 até às 18h. Com os percursos definidos e divididos em trios, os acadêmicos fazem a visitação nos lares de União da Vitória.
              Desde março deste ano foram visitados os bairros Navegantes, Ponte Nova e São Bernardo. No mês de abril a vista aconteceu na área central. Após esta etapa agora será a vez dos bairros São Basílio Magno, Rocio, Rio d’ Areia, Limeira, Bela Vista e Loteamento Furlan. Serão visitadas no total cerca de 25 mil unidades residenciais.

Box
Lixo úmido
É todo o lixo que não pode ser reaproveitado. É o lixo sujo. Exemplo: Restos de comida, cascas de alimentos, papel higiênico, entre outros.


Lixo seco
É todo o lixo que pode ser transformado em produto novo. Exemplo: vidro, papel, metal e plástico, entre outros.

 

Serviço: Informações sobre o projeto Coleta Seletiva podem ser obtidas na Fafiuv, na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100