Acadêmicos de Biologia discutem pesquisas na Flona de Três Barras


O assunto foi tema do 1º Seminário de Pesquisas que aconteceu no dia 7 de maio. O evento reuniu mais de 200 participantes

 

           Novidades é o que não falta para os acadêmicos do curso de Biologia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), pois os jovens pesquisadores participaram do 1º Seminário de Pesquisas da Floresta Nacional (Flona) de Três Barras que explorou o tema Uso Múltiplo e Sustentável dos Recursos Florestais e Conservação dos Recursos Naturais.
           O evento aconteceu durante todo o dia 7 de maio, na cidade de Três Barras, norte de Santa Catarina. O evento reuniu mais de 200 participantes entre pesquisadores, estudantes, agricultores, autoridades locais e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo o professor de Biologia da Fafiuv, Ms. Sérgio Basílio, o objetivo do evento foi divulgar e estimular o desenvolvimento de pesquisas desenvolvidas na Flona, bem como de outros lugares acerca do mesmo tema. “O Seminário proporcionou a oportunidade se criar um espaço para que o público em geral tenham contado com as pesquisas desenvolvias na Flona de Três Barras; além de oportunizar os acadêmicos da Fafiuv na divulgação de pesquisas a respeito do tema, interação e a troca de experiências com outros pesquisadores”.
            Durante o seminário foram apresentados trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Flona; além da exposição de pôsteres e painéis com pesquisas desenvolvidas pelos produtores rurais em suas propriedades.

Florestas Nacionais
            De acordo com o professor Sérgio, o evento centrou sua discussão a respeito do papel e dos objetivos das Florestas Nacionais. O Seminário deixou claro que as Flonas devem buscar cumprir o que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), no sentido de promover a pesquisa científica, visando desenvolver o uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais nativos.

Parcerias
            A Flona de Três Barras conta com a parceria das Florestas Nacionais do Açungui, Piraí do Sul, de Passo Fundo, além da Embrapa/Florestas, Epagri, Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), Fafiuv, Universidade do Contestado (UnC) e o Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (NPFT) da Universidade Federal de Santa Catarina (NPFT).

Serviço: Melhores Informações poderão ser obtidas com o professor de Biologia da Fafiuv, Sérgio Basílio na Fafiuv ou pelo telefone 3521 - 9100.

 

Fotos


Professor de Biologia da Fafiuv, Ms. Sérgio Basílio


Acadêmicos durante o 1º Seminário de Pesquisas


Exposição de pôsteres e painéis


 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100