Projeto do Programa UF realiza encontro com piscicultores em Mallet

            No dia 23 de maio de 2009, no centro de eventos da cidade de Mallet - PR, realizou-se o primeiro encontro de piscicultores da região sul paranaense, promovido pelo projeto Inovações Tecnológica na Produção de Peixes em Viveiros e Tanques na região Sul Paranaense, coordenado pelo professor Dr. Eloy Tonon – FAFIUV. O projeto pertence ao programa Universidade sem Fronteiras. Tal evento contemplou piscicultores e pequenos produtores rurais das cidades de Rebouças, Rio Azul e Mallet. Os participantes do evento foram recepcionados com um saboroso café da manhã. Na entrada cada piscicultor recebeu uma apostila com informações básicas sobre piscicultura, elaborada pela equipe do projeto e logo em seguida iniciou-se as atividades com a abertura oficial do evento proferida pelo coordenador do projeto - professor Eloy, o qual explanou o objetivo do referido encontro e também a filosofia do projeto, que fundamentalmente visa estimular, incrementar e tornar a piscicultura regional uma atividade econômica viável e complementando a renda dos pequenos e médios produtores rurais. Houve a apresentação da equipe atuante no projeto e também os palestrantes, os quais fizeram excelentes explanações sobre os mais diversos ramos da piscicultura. Estiveram presente para a abertura os secretários da agricultura dos três municípios participantes.
           Inicialmente foi apresentada uma palestra de motivação aos participantes do evento, ministrada pela professora e orientadora do projeto Ms. Valéria Aparecida Schena, passando a palavra ao técnico da EMATER de União da Vitória – PR, José Carlos Schipitoski que deu início as palestras técnicas. A seguir tivemos a explanação do técnico da EPAGRI de Porto União-SC, Gildo Luis Masselai. Encerrando as atividades da manhã todos os participantes foram recepcionados em um restaurante local para um almoço de confraternização. No período da tarde, concretizaram-se as palestras técnicas com o engenheiro agrônomo e Presidente da Associação dos Piscicultores de Porto União da Vitória Alexandre Freiberguer Puzyna. Encerrou-se o dia de formação, com orientações sobre como regulamentar os viveiros e tanques junto aos órgãos ambientais, dúvidas esclarecidas por Nelson Cleto Junior do IAP.
           A receptividade e assimilação das palestras por parte dos piscicultores foi muito boa, verificando as indagações e curiosidades dos mesmos, alcançando assim, um sucesso ao fim da jornada. Dando continuidade às atividades desenvolvidas pelo projeto, teremos mais um encontro, que realizar-se-á dia 30 de maio do corrente ano em São Mateus do Sul, envolvendo outros municípios da região sul paranaense.
            A equipe do projeto Inovações Tecnológicas na Produção de Peixes em Viveiros e Tanques na região Sul paranaense é composta por: Eloy Tonon e Valéria Schena coordenadores do projetos; Gracieli Rita Soares; Sérgio Werle e Marcos Otávio Ribeiro Profissionais recém-formados e Ericson Raine Prust estudante de graduação.      

Fotos:

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100