Projeto Pensando nas Ruas conquista admiradores dos estudos filosóficos


O projeto é do Colegiado de Filosofia da Fafiuv. A proposta é levar até os alunos da rede pública de Ensino Básico um conhecimento introdutório sobre a Filosofia

 

            Falar sobre o Projeto Pensando nas Ruas é uma tarefa para filósofos. Com sorrisos de orelha a orelha a professora de Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Ms. Renata Ribeiro Tavares ao lado do acadêmico, Cássio Bachmann, comemoram os resultados do projeto e fazem questão de falar sobre ele. Elogios não foram poupados pela professora aos acadêmicos e professores que se dedicam para a sua realização.
            Coordenado pela professora Renata o Projeto faz parte do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A proposta do projeto é levar até os alunos da rede pública de Ensino Básico um conhecimento introdutório sobre a Filosofia, “privilegiando o trabalho ético na construção da idéia de uma cidadania consciente, por meio das reflexões sobre sociedade, cultura, vida e humanismo presente na tradição filosófica”.
            Participam do projeto os professores da Fafiuv, Dr. André da Silva Bueno e Dr. Armindo Longhi, contando também, com o auxílio da psicóloga Daniele Jasniewski.

Apreender e ensinar filosofia
            A vivência do Pensando nas Ruas na sala de aula motivou o acadêmico do 1º ano de Filosofia Cássio e seus colegas a compartilharem os estudos filosóficos com os alunos da rede pública de Ensino.          A intenção, segundo o acadêmico, é despertar nos alunos o gosto pelos estudos da Filosofia. “Falar sobre os estudos filosóficos é um trabalho muito gratificante. Levamos para as salas de aula atividades lúdicas e de fácil compreensão”.
            São trabalhadas em sala de aula as leituras de clássicos de Filosofia. Em cada leitura, são exemplificadas as idéias, histórias e é claro, a importância da área de conhecimento. O acadêmico lembra que os acadêmicos e profissionais da área, reúnem-se com freqüência para a discussão dos textos e para a troca de conhecimentos sobre o assunto.

Filosofia
            Conversa com filósofos puxa conversa. Com doses de bom humor a professora de sotaque carioca responde o que é Filosofia. “Os filósofos têm muita dificuldade para definir as coisas. Mas vou tentar (risos). Filosofia (do grego: philos - que ama + sophia - sabedoria, que ama a sabedoria ). Para tanto,  é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais”. Ainda, segundo Renata a filosofia surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Segundo a definição de Platão e Aristóteles a “realidade não é tão nítida como aparentemente se julga”.

Encontro de Ensino de Filosofia
            O projeto Pensando Nas Ruas juntamente com o Curso de Filosofia da Fafiuv, realizarão o 1º Encontro de Ensino de Filosofia. O evento acontece nos dias 5 e 6 de junho no auditório do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE). De acordo com a professora Renata, o evento é uma oportunidade de se divulgar e de se conhecer Filosofia.
            A conferência de abertura será no dia 5 de junho às 19h 30, com o professor Dr. Valério Rohden, renomado filósofo e tradutor das obras de Kant para o português, com o tema O que é Filosofia.
            No sábado será realizada uma oficina sobre formas alternativas do ensino de Filosofia, ministrada pelos integrantes do projeto, com inicio às 10h. Ás 14h o professor Ms. Luciano Nascimento fala sobre o tema Esclarecimento e Autonomia. O evento é gratuito.

Serviços: Maiores informações sobre o projeto Pensando nas Ruas pode ser adquirido pelo endereço eletrônico http://pensandonasruas.blogspot.com.

 

 

Fotos


Professora de Filosofia da Fafiuv, Ms. Renata Ribeiro Tavares


Acadêmico do 1º ano de Filosofia, Cássio Bachmann

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100