Projeto do Programa USF realiza encontro com psicultores em São Mateus do Sul

           No dia 30 de maio de dois mil e nove realizou-se o segundo encontro com os piscicultores da região sul paranaense. Tais encontros são promovidos pelo projeto INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE PEIXES EM TANQUES E VIVEIROS NA REGÃO SUL PARANAENSE, Programa do governo do Estado, Universidade sem Fronteiras. O encontro foi realizado no Centro de Eventos da Petrobras (CEPE), em São Mateus do Sul. Participaram do evento piscicultores e pequenos produtores rurais dos municípios de São João do Triunfo, Antonio Olinto e São Mateus do Sul.
           A exemplo do primeiro encontro a iniciativa foi um sucesso. As atividades iniciaram pela manhã, com a palavra do coordenador do projeto, Prof. Dr. Eloy Tonon, que nominou as autoridades presentes e explanou as metas do projeto. Dentre as autoridades, o prefeito de São Mateus do Sul-PR Luiz Adyr Andrade, destacou a importância de uma iniciativa grandiosa como esta, num ramo tão importante da agricultura, mas que ao mesmo tempo, está um tanto quanto “esquecido”. Andrade enfatizou que isto vem consolidar novas perspectivas para os produtores rurais da região. Em seguida, os participantes do evento assistiram a uma palestra de motivação com a professora e orientadora do projeto Ms. Valéria Aparecida Schena. Para encerrar as atividades do período da manhã, realizaram-se duas brilhantes palestras técnicas sobre a piscicultura, com Gildo Luis Macelai da EPAGRI de Porto União-SC e José Carlos Schipitoski da EMATER de União da Vitória-PR.  Logo após, os participantes foram recepcionados com um saboroso almoço patrocinado pela prefeitura de São Mateus do Sul-PR. No período da tarde os piscicultores usufruiram um pouco do conhecimento do Médico Veterinário Álvaro Graeff, um dos grandes especialistas em Nutrição de Peixes de Clima Tropical.
           Para encerrar o dia de formação, todos puderam esclarecer suas dúvidas sobre como legalizar os viveiros e tanques construídos em áreas de preservação permanente e como proceder legalmente na construção de novos viveiros, com os técnicos do IAP presentes no evento.
           Dando continuidade aos trabalhos do projeto, realizar-se-á no dia 06/06 do corrente ano na cidade de União da Vitória-PR, o próximo encontro que contemplará o município de Porto União-SC e também municípios da região sul paranaense, como General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontim e a cidade sede, União da Vitória.

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100