Diretoria do Centro Acadêmico de Letras da Fafiuv é empossada

 

O órgão tem por finalidade representar o corpo discente do Curso de Letras da Instituição

 

 

            Aplausos e reverências pela iniciativa dos acadêmicos do Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) em reativar o Centro Acadêmico de Letras (CAL), não faltaram durante a posse da nova diretoria. A cerimônia aconteceu na noite da quarta-feira, 27 de maio, no Salão Nobre da Instituição. Participaram acadêmicos dos cursos de Letras Português / Inglês e Letras Português / Espanhol, também direção e professores.

            O mentor da reativação do CAL foi o professor, Mdo. Atílio Agustinho Matozzo. Desde a fundação do órgão em 2006, sendo Matozzo eleito presidente, não houve formação de novas diretorias para a continuidade das atividades. O espírito altruísta do professor Atílio aliado com a vontade de reativar o CAL dos acadêmicos de Letras impulsionou a formação de uma chapa. Os representantes e as propostas da até então, chapa ‘Fraternidade’ foram apresentados para os acadêmicos e professores da Instituição no dia 13 de maio.

            Durante a apresentação dos acadêmicos a professora de Língua Inglesa, Ms. Ivete Pauluk parabenizou a iniciativa dos acadêmicos e disse que com a reativação do CAL “é como se o coração dos dois cursos voltassem a bater”.

            A eleição aconteceu no dia 17 de maio das 19h às 22h na própria Instituição. Votaram acadêmicos e professores do Colegiado de Letras. O presidente da Comissão Eleitoral e acadêmico de Letras Português / Espanhol, Esp. Marcos Aurélio Ariatti, informou o resultado. A chapa foi eleita com êxito.

 

Posse

            A posse da nova diretoria do CAL foi dividida em dois momentos. O primeiro momento das 19h às 20h 30, contou com a composição da mesa de trabalhos, posse dos membros e apresentação de suas respectivas funções. O segundo momento consistiu da apresentação do Estatuto do CAL e posteriormente a sua aprovação.

            O professor Atílio fez a leitura do artigo 2° do Estatuto que diz que o “CAL tem por finalidade representar o corpo discente do Curso de Letras da Fafiuv, defendendo e lutando pelos direitos, reivindicações e interesses gerais e específicos dos estudantes desta Instituição de Ensino Superior”.

            O diretor da Fafiuv, Valderlei Garcia Sanches, ressaltou o envolvimento dos acadêmicos eleitos para com as atividades da Faculdade. “É um passo muito importante para o Colegiado de Letras”.

            A coordenadora do curso de Letras Português / Inglês, Ms. Bernardete Ryba e o coordenador do curso de Letras Português / Espanhol, Ms. Éderson José de Lima parabenizaram a iniciativa. Os professores salientaram que a posse abre caminho de um processo conjunto de se fazer o mais democrático possível todas as ações tomadas pelo CAL durante a gestão.

            A presidente do Centro Acadêmico de Letras, Ana Paula Mizvua, agradeceu aos presentes pelos votos recebidos. Em seu discurso a acadêmica reiterou que o CAL é o espaço do acadêmico dentro da Faculdade. “Acreditamos que vale a pena conhecer e participar deste espaço de discussão que estará a disposição de todos os acadêmicos e professores.  Queremos que o CAL seja um lugar de ações culturais, sociais, entretenimentos e acima de tudo, um lugar os acadêmicos possam se manifestar democraticamente”.

            De acordo com Ana é de responsabilidade do CAL inovar, organizar e também instigar os acadêmicos a participarem de eventos, congressos simpósios e concretizar de modo paciente os seus ideais; solucionando  em primeiro lugar os desafios do curso de Letras. Ainda, a presidente falou sobre os projetos a serem desenvolvidos durante a gestão. O primeiro será o resgate do jornal União das Letras, com publicação mensal. “Entendemos que é um veiculo de informação indispensável para o curso”.

 

Homenagem

            Emoções não poderiam faltar durante o cerimonial. Prova disso foi a homenagem feita pelo vice - presidente do CAL, Gerson Rockenbach, para  a professora Bernardete Ryba.  “A professora Bernardete representa, hoje, uma renovação no corpo docente do curso de Letras. Dinamismo e visão renovadora em prol do Ensino, Pesquisa e Extensão são suas marcas registradas”. Como homenagem o Centro Acadêmico de Letras chama-se Bernardete Ryba.

 

O Centro Acadêmico de Letras Bernardete Ryba é composto pelos seguintes representantes:

 

Presidente: ANA PAULA MIZVUA

Vice presidente: GERSON ROCKENBACH

1º Secretária: JOSIANE DE OLIVEIRA RODRIGUES

2º Secretária: GISELE SEPANHAK

1ª Tesoureira: ALINE SONALIO

2ª Tesoureira: JULIANE ROGOSKI

Diretora Cultural: RUBIA WOLLINGER

Diretor Acadêmico: DANIEL BAEZ BRIZUEÑA

Diretora de Comunicação: WANNESSA STENZEL

Diretora de Integração: GISLENE FURTADO

Diretor de Ação Social: ANGILBERTO KUKUL FILHO

 

Fotos:

Diretoria eleita do CAL Bernardete Ryba

 

Presidente do CAL, Ana Paula Mizvua

 

Coordenador do curso de Letras Português / Espanhol, Ms. Éderson José de Lima

 

Professora homenageada, Ms. Bernardete Ryba

 

Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcia Sanches

 

Presidente da Comissão Eleitoral e acadêmico de Letras Português / Espanhol, Esp. Marcos Aurélio Ariatti

 

Mentor da reativação do CAL, professor Mdo. Atílio Agustinho Matozzo

 

Vice - presidente do CAL, Gerson Rockenbach durante a assinatura da ata

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100