Encontro de Ensino de Filosofia da Fafiuv


O evento aconteceu na sexta-feira, 6 e no sábado 7, no auditório do NRE de União da Vitória

 

            Falar sobre Filosofia em toda a sua amplitude histórica é um amadorismo para filósofos e apreciadores da área de estudo. Mais do que isso, é uma paixão. Com este propósito os membros do Projeto Pensando Nas Ruas juntamente com o Colegiado de Filosofia Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), realizaram o 1º Encontro de Ensino de Filosofia. O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de junho no auditório do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE).
           A conferência de abertura foi realizada na noite da sexta-feira, com a fala do professor Dr. Valério Rohden, renomado filósofo e tradutor das obras de Kant para o português, com o tema O que é Filosofia. Já no sábado pela manhã foi realizada uma oficina sobre formas alternativas do ensino de Filosofia, ministrada pelos integrantes do projeto. No período da tarde, o professor Ms. Luciano Nascimento falou sobre o tema Esclarecimento e Autonomia.
           De acordo com a professora de Filosofia, Ms. Renata Ribeiro Tavares, o evento foi uma oportunidade de se divulgar e de se conhecer Filosofia. O evento contou com a participação de acadêmicos de Filosofia, Filósofos, educadores e apreciadores da área de estudo.

Pensando nas Ruas
          Coordenado pela professora Renata o Projeto Pensando nas Ruas faz parte do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A proposta do projeto é levar até os alunos da rede pública de Ensino Básico um conhecimento introdutório sobre a Filosofia, “privilegiando o trabalho ético na construção da idéia de uma cidadania consciente, por meio das reflexões sobre sociedade, cultura, vida e humanismo presente na tradição filosófica”. Participam do projeto os professores da Fafiuv, Dr. André da Silva Bueno e Dr. Armindo Longhi, contando também, com o auxílio da psicóloga Daniele Jasniewski.         São trabalhadas em sala de aula as leituras de clássicos de Filosofia. Em cada leitura, são exemplificadas as idéias, histórias e é claro, a importância da área de conhecimento. Os acadêmicos e profissionais da área, reúnem-se com freqüência na Fafiuv para a discussão dos textos e para a troca de conhecimentos sobre o assunto. 

Serviços: Maiores informações sobre o projeto Pensando nas Ruas pode ser adquirido pelo endereço eletrônico http://pensandonasruas.blogspot.com.

 

Fotos


Acadêmicos de Filosofia apresentando a tragédia grega escrita por Sófocles “Édipo Rei”

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100