Avaliação Institucional da Fafiuv e Unicentro

O trabalho parte da premissa de aproximação de linguagem das Instituições

 

 

            Carlos Eduardo Bittencourt Stange é professor e Diretor de Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A convite da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Stange esteve na terça-feira, 16, na Instituição. Em pauta a Avaliação Institucional da Fafiuv e da Unicentro. Participaram desta rodada de conversações a vice-diretora, Ms. Leni Tretim Gaspari e os professores membros da Comissão Permanente de Avaliação da Fafiuv (CPA).

            O professor Stange explica que a rodada de conversação consiste na perspectiva de trabalhar a questão da Avaliação Institucional da Unicentro para que a Fafiuv perceba quais são as questões de aproximações entre os dois sistemas de planejamento. “O sistema de avaliação da Fafiuv foi muito bem planejado e estruturado em 2005 e 2006. A intenção deste encontro é aproximar a linguagem e interação das duas Instituições, é claro, respeitando as individualidades estruturais de cada Instituição”.

            Stange explica que a Avaliação Institucional não tem caráter de fiscalização, mas sim dar subsídio ao planejamento e busca de conhecimentos sobre a realidade da instituição a fim de melhorar a qualidade e relevância social do seu trabalho.

 

Incorporação da Fafiuv à Unicentro

            A Fafiuv recebeu em maio deste ano a visita de uma comissão formada por professores, da Unicentro.  Os professores analisam a possibilidade de transformação da Fafiuv em um campus da Unicentro.

           De acordo com o diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, a incorporação da Fafiuv à Unicentro ou não, ocorre de forma bastante democrática. Caso a comunidade e os segmentos da Instituição concordem com a incorporação da Fafiuv à Unicentro, ainda será necessária a aprovação em outras instâncias governamentais do Estado do Paraná. O diretor lembra que a idéia da fusão das Instituições teve inicio em 2007, durante o mandato do professor Dr. Eloy Tonon e do reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette.

Rodadas de reuniões

           Os estudos referentes a fusão das Instituições não param. Três subcomissões formadas por educadores colheram informações gerais sobre a infraestrutura, departamento de pessoal e ensino, pesquisa e extensão. Quem falou em nome das subcomissões foram os professores Osmar Ambrósio de Souza, diretor do Campus Santa Cruz e Fernando Franco Netto, pró-reitor de planejamento da Unicentro.

           Segundo o professor Osmar, os estudos estão na fase de um diagnóstico das Instituições. O que se pretende é a elaboração até junho deste ano de um projeto final para ser apresentado ao Conselho Universitário da Unicentro e se aprovado, então encaminhar ao Governo do Estado, por meio da SETI. “Não é incorporar por incorporar. Mas sim analisar os benefícios que essa incorporação trará para as instituições envolvidas e principalmente para a comunidade que se constitui no alvo do serviço público. A incorporação trará ganhos significativos para o desenvolvimento regional”. Comenta o professor Osmar.

 

Campus Universitário

           O professor Fernando comenta que a Fafiuv enquanto campus universitário terá maior comprometimento na área de ensino, pesquisa e extensão. “A intenção é aproximar a sociedade da comunidade acadêmica através dos projetos. Na área de ensino o diferencial se refere na possibilidade de criação de novos cursos de extensão e pós – graduação, além da abertura de mais vagas”.

 

Fotos

Comissão Permanente de Avaliação da Fafiuv (CPA) juntamente com o Diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, professor Carlos Eduardo Bittencourt Stange

 

CPA durante a explanação do professor Stange

 

 

Diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, professor Carlos Eduardo Bittencourt Stange

 

Assessoria de Comunicação
 
Coordenadora: Ana Paula Such
 
Acadêmica: Wannessa Stenzel   
 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100