2ª Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e 1º Workshop de Língua Inglesa ganham destaque na Fafiuv

 

O evento iniciou o ciclo de estudos ontem, 25.  

 

 

           Três dias analise do universo da língua espanhola.  Um lugar que envolve cinema, literatura e tradução. Este é objetivo da 2ª Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e 1º Workshop de Língua Inglesa que acontece na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). O evento teve inicio ontem, 25, com encerramento das atividades amanhã, 26.

           Organizado pela comissão do Centro de Estudos Hispânicos do Vale do Iguaçu, grupo de estudos e pesquisa GenTE (Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira), com apoio dos Colegiados de Letras Português / Espanhol e Letras Português / Inglês, acadêmicos e direção, o evento dobrou o número de participantes do ano passado. A expectativa é reunir na Instituição cerca de 600 inscritos durante o evento.

           O diretor cultural do Centro de Estudos Hispânicos, professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo, não esconde tamanha felicidade na realização da segunda edição do evento. O professor lembra que no ano passado a Jornada de Estudos Hispânicos ‘língua e cultura’ contou a participação de professores, acadêmicos e simpatizantes da língua apenas em nível regional. Para este ano o evento ganhou proporção nacional.

           Os principais objetivos do evento são: os estudos hispânicos analisam o universo da língua espanhola, além da troca de experiências entre professores, acadêmicos e simpatizantes da língua; divulgar a língua inglesa, sua cultura e literatura; apresentar propostas para educadores, estudantes e comunidade no que tange o ensino-aprendizagem de língua e literatura e propiciar debates entre pesquisadores, professores e estudantes de língua estrangeira.

           Para este ano o evento contou com uma novidade. De acordo com o professor Atílio, a jornada explora as duas línguas estrangeiras que a Fafiuv oferece; a espanhola e a inglesa, sendo está explorada através do Workshop de Língua Inglesa.

           O público alvo são os pesquisadores, professores e estudantes da língua espanhola e inglesa, bem como as respectivas literaturas. O ciclo de estudos apresenta uma série de debates, mini-cursos e conferências. A programação completa do evento está no endereço eletrônico www.fafiuv.br

 

Abertura

            A abertura do evento teve inicio às 19h com a recepção dos participantes, seguido de apresentação cultural no Salão Nobre da Fafiuv. A Conferência de abertura contou com a fala do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Cláudio Celso Alano da Cruz com o tema O Compadrito Borgeano. Às 20h 30, os presentes participaram de um Sarau do Quinteto Gato Seco no Dal’bó Choperia.

 

Jantar Típico Espanhol

            O jantar típico espanhol será servido hoje, 26, às 20h30, no Restaurante Sabor em Quilo (os cartões poderão ser adquiridos com os organizadores do evento).

 

Serviço: Informações sobre inscrições, palestras e mini-cursos podem ser obtidas na Fafiuv, na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.

 

Fotos:

Membros do Centro de Estudos Hispânicos do Vale do Iguaçu e grupo de estudos e pesquisa GenTE, durante a organização do evento

Composição da Mesa de Trabalho

Professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo

Apresentação Cultural, Quinteto Gato Seco

Conferencista Dr. Cláudio Celso Alano da Cruz, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Credenciamento dos participantes

Vice - diretora da Fafiuv, Ms. Leni Tretim Gaspari juntamente com as professoras do Colegiado de Letras

Apresentadores do evento, professora Inês e acadêmicos Daniel

Público presente ao evento

 

 

Assessoria de Comunicação
 
Coordenadora: Ana Paula Such
 
Acadêmica: Wannessa Stenzel    

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100