Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e 1º Workshop de Língua Inglesa foi um sucesso

O evento envolveu cinema, literatura e tradução entre os dias 25, 26 e 27 de junho

 

 

            A comissão do Centro de Estudos Hispânicos Profª Ivone dos Passos Waldraff, Grupo de Estudos e Pesquisa GenTE (Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira), com apoio dos Colegiados de Letras Português/ Espanhol e Letras Português / Inglês, acadêmicos e direção, comemoram o resultado da 2ª Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e 1º Workshop de Língua Inglesa, realizada entre os dias 25, 26 e 27 de junho. O evento deu um show de cultura e conhecimento.

            De acordo com um dos organizadores do evento, professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo, a idéia foi promover um intercâmbio entre professores, acadêmicos, pesquisadores e comunidade que se dedicam aos estudos hispânicos e da língua inglesa. O ciclo de estudos apresentou uma série de debates, mini-cursos e conferências. 

           O professor lembra que no ano passado a Jornada de Estudos Hispânicos ‘língua e cultura’ contou a participação expressiva do público em nível regional. Para este ano o evento ganhou proporção nacional.

           Os principais objetivos do evento foram: os estudos hispânicos analisaram o universo da língua espanhola, além da troca de experiências entre professores, acadêmicos e simpatizantes da língua; divulgaram a língua inglesa, sua cultura e literatura; apresentaram propostas para educadores, estudantes e comunidade no que tange o ensino-aprendizagem de língua e literatura e propiciaram debates entre pesquisadores, professores e estudantes de língua estrangeira.

 

Abertura

           A abertura do evento realizada no dia 25 contou com a recepção dos participantes, seguido de apresentação cultural no Salão Nobre da Fafiuv. A Conferência de abertura contou com a fala do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Cláudio Celso Alano da Cruz com o tema O Compadrito Borgeano. Às 21h, os presentes participaram de um Sarau do Quinteto Gato Seco no Dal’bó Choperia.

       O acadêmico do 2º ano de Letras Português /Espanhol, Eps. Marcos Aurélio Ariatti, afirma que o evento além de discutir formas de abranger um número maior de interessados na língua espanhola e língua inglesa, também apresentou propostas para educadores, estudantes e comunidade no que se refere ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.   

 

Feira de Pratos Típicos

            A culinária espanhola também teve destaque durante a jornada com o 2º Jantar típico espanhol que foi servido no dia 26, às 20h30, no Restaurante Sabor em Quilo.

 

Fotos

Membros do Centro de Estudos Hispânicos e grupo GenTE, durante a organização do evento juntamente com Professora da UFPR, Dra. Gertrud Friedrich Frahm e o Professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo

 

Mostra de Filmes no Auditório da Fafiuv

 

Professora da UFPR, Dra. Gertrud Friedrich Frahm

 

Conferencista: Prof. Dr. José Borges Neto (UFPR)

 

Conferencista: Prof. Dr. Rodrigo Vasconcelos (UFPR)

 

Prof. Dr. José Borges Neto (UFPR) e o Professor da Fafiuv Mdo. Atílio Augustinho Matozzo

 

Mesa Redonda: Profª. Vanessa Marcela Buch (PG-FAFIUV)

 

Mesa Redonda: Profª. Mda. Elisangela Zaboroski de Paula (PG-UFSC), acadêmica Larissa Ceres Lagos (FAFIUV) e o Prof. Ms. Paulo Pelissari (UNIANDRADE)

 

Oficinas

 

Oficinas

 

Apresentação Cultural, Quinteto Instrumental Gato Seco

 

Conferencista: Dr. Cláudio Celso Alano da Cruz, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Público presente ao evento

 

Professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100