Escritos Portugueses é tema de debates na Fafiuv

O assunto faz parte da disciplina de Literatura Portuguesa do curso de Pós –graduação  

 

                      Alguns minutos ao lado da professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Dr. Maria Natália Gomes Thimoteo e dos estudantes de Língua Portuguesa e Literatura da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) foram suficientes para perceber tamanha dedicação para com os estudos. Com a disciplina Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea: Identidade e Diferença, a professora ministrou um dos módulos da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa e Literatura. O módulo acontece durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação da Fafiuv, realizada entre os dias 13 a 17 de julho. 

           Segundo a professora Maria, o módulo conta com a análise dos escritos portugueses e seus respectivos autores dos séculos 20 e 21; bem como uma discussão acerca da representação e importância da Língua Portuguesa e Literatura no mundo moderno.

           A metodologia contou com aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de trabalhos em grupos e debates.

 

Um poeta e escritor português

            A professora fez questão de mencionar que durante o módulo não poderia faltar os estudos sobre um dos seus autores prediletos: Fernando Pessoa. De acordo com a doutora, Pessoa foi um poeta e escritor português que é considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa. “Falar sobre Fernando Pessoa é um rio inesgotável. Acredito que ficaríamos mais de um ano falando sobre as suas obras”.

 

Escritor moçambicano Mia Couto

            Apaixonada pelos estudos literários, a doutora admite que a Literatura contribui e, muito para a construção de um mundo melhor. Prova disto, segundo ela, é o respeito que os moradores de Moçambique têm perante o seu embaixador que é o escritor moçambicano Mia Couto, um dos mais importantes autores africanos de Língua Portuguesa. “É um sinal de que a Literatura tem um papel social muito importante”.

 

Literatura

            Professora de Literatura há 20 anos na Unicentro e Especialista em Literatura Portuguesa , Maria é apaixonada pela arte dos escritos artísticos. “A Literatura é um veículo para sentir o aprender e entender o mundo”.

 

 

Fotos

Professora da Unicentro, Dr. Maria Natália Gomes Thimoteo

 

Turma do  módulos da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa e Literatura

 

 

 

  

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100