Pós-Graduação de Biologia da Fafiuv destaca a disciplina de Saúde Ambiental

O módulo acontece durante a Semana Intensiva, realizada entre os dias 13 a 17 de julho

 

           

            A Pós-Graduação de Biologia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) é um convite para se estudar a vida. A disposição e o envolvimento da turma com esta área de estudo é surpreendente. Pois estar em contato com a natureza e tudo o que a rodeia, seguido de pesquisas e troca de informações é o lema desta turma. Toda a empolgação dos estudantes é compartilhada pela professora da Universidade Paranaense (Unipar), Campus de Francisco Beltrão, Ms. Luciana Pellizzaro. A professora ministra um dos módulos da Pós-Graduação Lato Sensu de Biologia com a disciplina de Saúde Ambiental. O módulo acontece durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação da Fafiuv, realizada entre os dias 13 a 17 de julho. 

            Falar sobre a disciplina abordada é algo mágico para a professora Luciana. Bióloga com amor a profissão, a mestra em Ciências Ambientais afirma que o módulo é trabalhado de forma interativa; onde além de aulas expositivas, os estudantes têm total liberdade para discutirem sobre o assunto. “Eu gosto de ouvir o que os estudantes têm a colocar sobre o assunto. O espaço acadêmico está aí para isso. Aprendemos e muito com esta troca de experiências e informações entre professor e aluno”.

            Para a professora Luciana o interessante é aliar teoria e prática nas atividades relacionadas à biodiversidade, fauna, flora e monitoramento ambiental. Por isso, no módulo contou com estudos de campo na quarta-feira, 15. A turma deslocou-se para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos de União da Vitória. “É de extrema importância vivenciar a biologia na prática, pois contato com a realidade contribui para a elaboração de pesquisas e projetos que ajudem na melhoria de vida da comunidade”.

 

Saúde Ambiental

           De acordo com a professora Luciana, a disciplina de Saúde Ambiental explora os desequilíbrios que se apresentam no Meio Ambiente e, que consequentemente ocasionam danos à saúde da população. Ainda, Saúde Ambiental, é a área da Saúde Pública que afeta ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do Meio Ambiente natural que a determinam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano.

 

Profissionais que estudam a vida

            Para a professora Luciana, ser um profissional do Meio Ambiente, hoje, é algo desafiador e ao mesmo tempo gratificante. “O Biólogo têm muito trabalho a fazer, mas sempre aprimorando os seus conhecimentos para ajudar na melhoria de vida da comunidade”.

 

 

Fotos

Professora da Unipar, Campus de Francisco Beltrão, Ms. Luciana Pellizzaro

Turma da Pós-Graduação de Biologia

 

 

  

Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100