Projeto "A Geografia como necessidade de leitura de mundo"



Um diferencial na construção da identidade social do aluno.

 

1. APRESENTAÇÃO

            Pretendendo construir uma proposta, que prepare o aluno para se localizar, e compreender e atuar no mundo complexo, reconhecer a problematização da realidade, formular proposições, reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico social, pensar e atuar criticamente em sua realidade tendo em vista a sua transformação e sustentabilidade. Somente a integração de todas as perspectivas  chega a uma compreensão sistêmica da realidade do aluno, de uma forma holística. O espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia, se apresenta como realidade imediata do aluno. Esse fato traz uma importante reflexão no sentido de que o professor de Geografia deve ser capaz de atar as pontas entre o espaço vivido por seu educando e a teoria programática dos conteúdos sistematizados, neste sentido destacando que “formar uma consciência espacial é mais do que conhecer é localizar é analisar, é sentir, é compreender a especialidade das práticas sociais para poder intervir nelas a partir de convicções elevando a prática cotidiana, acima das ações particulares, ao nível do humano.
            Para atender as demandas e mesmo adversidades atuais, centralizando a Geografia com necessidade de leitura de mundo, alicerçamos este projeto em algumas temáticas abordadas na disciplina de Geografia, descritas a seguir: a modernização do modo de vida e sua relação com a problemática ambiental; a Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo; a Paisagem Cultural local, por fim e não menos importante, a utilização da informática e internet como ferramenta no Ensino da Geografia.
            Para tornar exeqüível e compreensível nossa proposta, nomeamos então estes Eixos Temáticos que serão regularmente aplicados e desenvolvidos pelo profissional recém formado de nível superior e os estudantes da graduação do curso de Geografia da FAFIUV, orientados e coordenados pelos professores responsáveis.
            Ao pensarmos em desenvolver o projeto através de Eixos Temáticos, pretendemos por esse caminho propor uma forma de organizar o conhecimento geográfico, dar individualidade aos temas bem como trabalhar com especificidade o assunto em consonância com os conceitos do ensino da Geografia, do planejamento dos professores e,assim como, em sintonia com político-pedagógico da escola, respeitando assim as particularidades dos municípios envolvidos.
            Desta maneira, acreditamos que a geografia deve assumir seu papel de leitura de mundo discutindo seu corpo de conceitos e conteúdos contribuindo para desvendar o contexto social impresso nas paisagens, nos objetos e nas pessoas. Assim, a articulação entre a realidade local é fundamental para que o perfil do trabalho a ser desenvolvido assuma uma verdadeira identidade.

 2. LOCAIS DE ABRANGÊNCIA DO PROJETO

MUNICÍPIOS

ESCOLAS

PAULA FREITAS

COL. EST. MARINA MARES DE SOUZA

PAULO FRONTIN

COL. EST. MONSENHOR PEDRO BUSKO

GENERAL GARNEIRO

 

COL. EST. PEDRO ARAÚJO NETO

COL. EST. ANA BOIKO OLINQUEVICZ

 

CRUZ MACHADO

 

COL. EST. BARÃO DO CERRO AZUL

COL. EST. HELENA KOLODY

COL. EST. ESTANISLAU WRUBLEWSKI

PORTO VITÓRIA

COL. EST. CASEMIRO DE ABREU

 

UNIÃO DA VITÓRIA

COL. EST. TÚLIO DE FRANÇA

COL. EST. SÃO CRISTÓVÃO

 

3. EQUIPE DE TRABALHO

 

Coordenadora – Profª. Ms. Helena Edilamar Ribeiro Buch – Colegiado de Geografia
Orientadora – Profª. Ms. Alcimara Aparecida Föetsch – Colegiado de Geografia
Orientador – Profº.  Ms. Paulo Meira Rocha – Colegiado de Geografia

Profissional Recém-Formado de Nível Superior - Alexandre Matos

Acadêmica - Dinara Izabel Guedes – Cursos de Geografia.
Acadêmica - Joelma Cristina Batista Nakalski – Cursos de Geografia
Acadêmica - Liliane Aparecida Telles – Cursos de Geografia
Acadêmico - Márcio José Rockenbach – Cursos de Geografia
Acadêmica - Patrícia Palhano Volinkevicz – Cursos de Geografia

 

4. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

  1. Contribuir com o ensino da Geografia no sentido de auxiliar na compreensão da dinâmica das paisagens culturais, da forma de representação do espaço geográfico, dos problemas ambientais e da utilização de novas tecnologias informacionais como recursos metodológicos. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

PRIMEIRO EIXO: MODERNIZAÇÃO E PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

  1. Identificar no espaço de vivência as marcas da urbanização e industrialização;
  2. Relacionar urbanização e industrialização com impacto ambiental;
  3. Elaborar diretrizes conservação do meio ambiente e manutenção da qualidade de vida.

 

SEGUNDO EIXO: PAISAGEM CULTURAL

  1. Reconhecer a paisagem cultural local diferenciando as manifestações naturais da apropriação do espaço pelos diferentes grupos sociais;
  2. Comparar para compreender a paisagem expressa localmente com as manifestações encontradas em outras paisagens regionais e globais;
  3. Utilizar de recursos como quadros e pinturas locais para analisar a paisagem.

 

TERCEIRO EIXO: A CARTOGRAFIA NA LEITURA DAS PAISAGENS E DO MUNDO

  1. Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
  2. Representar as características das paisagens municipais por meio da confecção de diferentes tipos de mapas, cartilhas, desenhos, entre outros.
  3. Ler e compreender informações expressas em linguagem cartográficas, bem como em outras formas de representação do espaço com fotografias aéreas, plantas maquetes.

 

QUARTO EIXO: INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

  1. Reconhecer a inserção das novas tecnologias informatizadas na estruturação da vida em sociedade e na aprendizagem da Geografia.
  2. Visualizar a internet e as redes como comunicação instantânea e simultânea para aproximação dos lugares favorecendo o entendimento do espaço geográfico.
  3. Discernir as informações verídicas e descartáveis, bem como a importância do uso correto das informações da Internet.

 

            Desta maneira pretende-se intensificar o contato entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior através de um diálogo qualificado, propiciando pela prática da vivência o conhecimento do campo de atuação escolar aos estudantes do curso de licenciatura e aos egressos recém-formados, bem como uma oportunidade de entender a Geografia como leitura de mundo aos educandos do Ensino Fundamental.

  

Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto.
Fonte: Departamento de Geografia.

Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto, atividade com material descartável.
Fonte: Departamento de Geografia.

Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto, atividade com material descartável.
Fonte: Departamento de Geografia.

Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto, confecção de cartazes.
Fonte: Departamento de Geografia.

Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto, criação do grupo amigos do meio ambiente.
Fonte: Departamento de Geografia.

 Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto, palestra e atividade.
Fonte: Departamento de Geografia.

Atividade relacionada ao primeiro eixo temático do projeto, palestra e atividade.
Fonte: Departamento de Geografia.

 

 

5. RESULTADOS ESPERADOS

 

           Atualmente ensinar Geografia pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico bastante abrangente e um tanto quanto complexo. Com ele procuramos dar conta de um mundo cada vez mais acelerado e fluído, mas também muito complexo, analisando o que foi herdado do passado e de que forma procuramos atender as novas necessidades.

              Sugerimos os eixos temáticos com seus respectivos recursos e instrumentação didática para despertar a curiosidade e a inquietude que é inerente ao adolescente criando uma nova relação destes alunos com os temas, esperamos que consequentemente ocorra uma nova relação de sociabilidade, e apreensão de conhecimento, mediada sempre pela percepção da relevância de pensar sobre as identidades locais, onde se percebe um gênero de identidade uniforme onde se professam os mesmos princípios e se observam os mesmos valores culturais.
           Esperamos, contudo, contribuir para a formação de um aluno mais interessado e motivado, que consequentemente vê no conhecimento a mudança de atitude. Queremos contribuir com a formação de um cidadão sensibilizado com as questões ambientais, a identificação das paisagens locais, podendo após maior contato com a Cartografia compreender e localizar-se no mundo do local para o global e vice – versa, mentalmente e através do uso da informática.
            Para os professores das turmas envolvidas no projeto esperamos suprir uma lacuna da falta de material e de conhecimento de novas propostas e abordagens para ministrar aulas nas quais o conteúdo será desenvolvido centrando a Geografia como necessidade de leitura de mundo. Leitura de seu espaço Geográfico com um cuidado maior, privilegiando espaços que, para eles num primeiro momento, muito pouco valor se dava, reconhecendo sua cidade, sua identidade e seus valores.
Como a experiência do projeto já vem demonstrando, o aprendizado fora do espaço habitual da sala de aula, através da aula de campo apresenta uma melhora significativa de participação e atenção, espera-se da mesma forma, que se obtenha um impacto positivo também na relação ensino-aprendizagem, pois temos a natureza como motivação e recurso didático.

            Para encerrar, gostaríamos ainda de acrescentar dois pontos:
 - Em Primeiro lugar, que para melhor consecução de nossos objetivos achamos pertinente pelo conjunto de idéias apresentadas anteriormente, entender o papel da Geografia como necessidade de leitura do mundo no Ensino pelo fato de contribuir para pensar o espaço geográfico palco das atividades humanas.
- Em segundo lugar, entendemos importante a continuação do projeto por dois anos, pois fechamos um ciclo de trabalho com os alunos das escolas relacionadas, levamos o projeto ao conhecimento de um número maior de alunos, que podem dele beneficiar-se, bem como seus professores. Em caso de continuidade do projeto prevemos a elaboração de uma cartilha que irá constituir-se em importante material de apoio a professores e alunos da rede, material este elaborado por professores do curso de Geografia, acadêmicos bolsistas, professores e alunos do Ensino Fundamental com a marca da Universidade sem Fronteiras.

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