A Geografia e a preservação de patrimônio histórico cultural

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA
COLEGIADO DE GEOGRAFIA – COORDENADOR PAULO SERGIO MEIRA ROCHA


                Acompanhado pelo professor Mestre Paulo Sergio Meira Rocha, acadêmicos do curso de Geografia da FAFIUV, realizaram visita técnica no Casarão do Domit, localizado no município de Irineópolis – Santa Catarina.

                A referida visita teve como objetivo analisar as condições e estratégias geográficas na época da construção do casarão, buscando o que subjás á tão fenomenal construção. Com um olhar geográfico os alunos analisaram a economia, os meios de transporte, a geologia e geomorfologia, a posição geográfica e principalmente a influencia geopolítica deste acontecimento durante sua construção e existência. O destaque desta visita fica por conta da grande importância da preservação deste casarão que possibilita ensaios e estudos multidisciplinares aos nossos acadêmicos nas suas diversas áreas de pesquisa.

 


               Durante a visitação fomos acompanhados pelo proprietário do imóvel, o Senhor Domit, que nos explicou detalhadamente tudo sobre o casarão, desde sua construção até o tombamento como patrimônio histórico. Com entusiasmo nos relatou o que significava cada cômodo da casa e como era a vida dos seus antecessores no passado colocando a inteira disposição dos acadêmicos para eventuais estudos e pesquisas sobre o assunto. Como professor de geografia gostaria de deixar meu testemunho da grande importância da preservação de patrimônios históricos e culturais como este, para que possamos nos retratar ao passado, entendermos o presente e planejarmos o futuro. 


               Na oportunidade tivemos a grata satisfação da companhia da vice  diretora da FAFIUV, a Professora Mestre Leni Trentim Gaspari, que com alunos da especialização em história também realizavam estudos nas suas respectivas áreas.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100