Volta às aulas movimenta a Fafiuv


A Faculdade deu início às atividades do segundo semestre letivo nesta segunda-feira, 27. O semestre promete ser interativo

 

            Em um clima de reencontro professores, funcionários e acadêmicos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) avançam mais uma etapa da fase de Ensino/Aprendizagem. A Faculdade deu início às atividades do segundo semestre letivo nesta segunda-feira, 27 de julho. Os 1.548 alunos dos nove cursos de graduação oferecidos que são Biologia, Química, História, Matemática, Filosofia, Geografia, Pedagogia, Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol, deixaram o frio de lado e, retornaram às aulas entusiasmados e com expectativas, após três semanas de férias.
           Para o diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, o segundo semestre da Faculdade promete ser interativo. Além das aulas, são previstos diversos eventos e atividades extra-curriculares que envolverão os professores, acadêmicos e comunidade. Segundo o diretor, as atividades lúdicas reforçam a missão da Instituição que é de acreditar na difusão do conhecimento e oportunizar por meio do ensino de excelência o aperfeiçoamento teórico e prático para a formação humana e também o desenvolvimento da sociedade.

Semana dos Cursos
            Com o calendário das atividades previstas para os segundo semestre em mãos, o diretor Valderlei ressalta orgulhoso uma a uma. Entre as atividades que merecem destaque está a Semana dos Cursos que geralmente inicia com a volta às aulas no mês de fevereiro.
Para o segundo semestre está programada a Semana do Curso de Biologia, que acontece entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro. O evento faz menção ao Dia do Biólogo, comemorado no dia 3 de setembro, e dedica uma semana para os profissionais que estudam a vida. Também no mês de setembro, acontece a Semana do curso de Filosofia. O evento que acontece entre os dias 2 e 5 de setembro e reforça a importância dos estudos filosóficos.
            No mês de novembro a Fafiuv realiza a tradicional Mostra de Cursos e a Iniciação Cientifica. Já em dezembro a direção faz um lembrete para os interessados em participar do Concurso do Vestibular de Verão que acontece no dia 6. O mês também é característico para comemorações. Valderlei lembra que nos dias 16, 17 e 18 serão realizadas as formaturas.
Ele lembra também que os projetos que integram o Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), continuam à todo o vapor.

Semana da Cultura
            O evento tradicional e um dos mais comentados que é realizado pela Fafiuv é a Semana da Cultura. O diretor afirma que este é um dos eventos mais importantes da Faculdade; pois além da participação de professores, funcionários e acadêmicos é voltada também para a comunidade de União da Vitória e cidades vizinhas; além, é claro, de um show de conhecimento e cultura.
Em sua 23ª edição a Semana da Cultura acontece anualmente no Cine Teatro Ópera. Para este ano, está programada para os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Cada noite é composta por uma palestra seguida de uma apresentação cultural. A programação completa está no endereço eletrônico www.fafiuv.br

Terceiro pavimento
            O diretor comemora também a construção do terceiro pavimento da Instituição. Ele explica que a obra que foi iniciada pelo então diretor Dr. Eloy Tonon, será concluída no mês de agosto. Serão instalados no novo pavimento seis laboratórios de informática. Com total apoio da Seti, a Fafiuv recebe por meio da secretária, Lygia Pupatto, 210 computadores.

Fotos


Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100