Professores e Funcionários da Fafiuv recebem treinamento sobre a Nova Gripe

Durante a capacitação foram repassadas informações sobre sintomas, formas de evitar o contágio e medidas de prevenção no ambiente escolar

 

 

           Com o objetivo de reforçar as medidas para a prevenção da Gripe A (H1N1) é que o diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Bel. Valderlei Garcia Sanches convocou funcionários e os professores dos nove cursos de graduação para um treinamento sobre a Nova Gripe. O treinamento aconteceu no dia 5 de agosto, no Salão Nobre da Instituição.

           O treinamento foi repassado pelos funcionários da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória (6ª RS), Dione Schreiner Correa, Chefe da Divisão de Informações e Análise da Situação e Francisco Carlos Honorato, Chefe da Vigilância e Saúde.

           De acordo com Valderlei o objetivo é treinar os professores e funcionários para reconhecer os sintomas da Nova Gripe nos alunos, além de prestar orientações sobre prevenção da doença. “Os professores e funcionários precisam estar capacitados para identificar e detectar possíveis casos de infecção pela gripe A. Em casos que os estudantes apresentem sintomas de gripe, a orientação é de que procurem a orientação médica”.

 

Treinamento

            Professores e funcionários acompanharam slides explicativos produzido pela 6ª RS sobre os sintomas da Nova Gripe, formas de evitar o contágio e medidas de prevenção no ambiente escolar. Ainda foram repassadas informações sobre a prevenção durante a rotina de trabalho, que inclui instruções sobre o uso do álcool em gel, a ventilação de ambientes fechados e hábitos de higiene. De acordo com Dione a principal recomendação foi para que não sejam realizados eventos com grandes aglomerações de pessoas em ambientes fechados.

 

Suspensão das aulas

           A Fafiuv suspendeu as aulas por mais uma semana, em virtude da Nova Gripe. As atividades que recomeçariam no dia 10, agora voltam no dia 17 de agosto. O Diretor explica que a suspensão é uma determinação do Governador do Estado e que foi repassada às instituições públicas por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A decisão foi tomada para evitar a proliferação da doença, por conta da concentração de pessoas. “É uma medida adotada como forma de prevenção à gripe A”.

 

 

Fotos

Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches

 

Professores e funcionários presentes no treinamento

 

Professores e funcionários presentes no treinamento

 

Chefe da Vigilância e Saúde da 6ª RS, Francisco Carlos Honorato

 

Chefe da Divisão de Informações e Análise da Situação da 6ª RS, Dione Schreiner Correa

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100