Laboratório de Química da Fafiuv produz álcool gel

O produto é destinado para uso da Instituição e das escolas da rede municipal de educação de Porto União e União da Vitória. O álcool gel é uma das formas de se evitar o contágio da Gripe A

 

 

            A participação dos acadêmicos nas campanhas sociais é outra iniciativa da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), envolvendo, em um primeiro momento, o Curso de Química. Orientados pela professora e técnica do Laboratório do Curso de Química, Esp. Erna Gohl, os acadêmicos manipularão mistura de álcool gel. O produto é destinado para uso da Instituição e das escolas da rede municipal de educação de Porto União e União da Vitória. O álcool gel é uma das formas de se evitar o contágio da Gripe A (H1N1).

            De acordo com a professora Erna, a dificuldade de encontrar o álcool gel no mercado local, devido à crescente demanda proveniente da implantação de métodos preventivos contra a Nova Gripe, despertou a idéia de manipular no Curso de Química a mistura álcool gel. O acordo foi firmado durante uma reunião que envolveu o diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco), secretária de educação, Marli Brugnago e a professora Erna. A prefeitura auxilia na aquisição dos reagentes químicos e a Fafiuv entra com a metodologia de manipulação. A fórmula do produto segue o protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Custo alto

            Segundo a professora Erna, em tempos da Nova Gripe o álcool gel ganha destaque na vida de muitas pessoas para a adequada higienização das mãos e superfícies. O problema é que álcool gel está até 900% mais caro. “Por isso que a direção da Fafiuv e a prefeitura decidiram produzir o álcool gel”.

 

Produção

            Os trabalhos iniciaram na sexta-feira, 14. O esforço conjunto entre professores e acadêmicos resultou, até agora, na produção de cerca de 500 litros de álcool gel. A meta é entregar em torno de 1.500 litros . O recém formado no Curso de Química, Alexandre Borges Muniz, afirma que é colaborador neste processo de produção do álcool em gel. Ele explica que os acadêmicos participam de um revezamento de atividades para agilizar o serviço como diluição, medidas, pesagem do produto. “Estamos realizando um serviço de utilidade pública e de ajuda favorável a população”.

 

Trabalho social

           O diretor da Fafiuv ressalta que a produção do álcool em gel evidencia a preocupação da Instituição com projetos sociais. “A Fafiuv está sensibilizada em ajudar a comunidade neste momento em que o assunto é a pandemia mundial”.

 

Orientações

            O Álcool gel elimina vírus, bactérias e fungos sem ressecar as mãos. Essa higienização é necessária a cada duas horas. O vírus da Nova Gripe é transmitido especialmente por meio de secreções contaminadas presentes em objetos ou nas mãos, levadas, à boca, aos olhos e ao nariz.

 

Casos

            De acordo com dados divulgados ontem, 17, pela 6ª Regional de Saúde (6ª RS) são 17 casos confirmados e dois óbitos por causa da Gripe A na região de União da Vitória.

 

Fotos

Professora e técnica do Laboratório do Curso de Química, Esp. Erna Gohl

 

Produção do álcool em gel

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação    

Coordenadora: Ana Paula Such    

Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100