Fafiuv participa de Audiência Pública em Curitiba à convite do Conselho Estadual de Educação

A finalidade do encontro foi a de analisar a Minuta de Deliberação que disporá sobre as normas para a Educação Superior no Sistema Estadual de Ensino do Paraná

           

            A convite do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) a vice-diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professora Ms. Leni Trentin Gaspari e a secretária, professora Ms. Elizabete de Fátima Empinotti, representaram a Instituição durante a Audiência Pública que ocorreu no dia 26 de agosto, no auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em Curitiba. A finalidade do encontro foi a de analisar a Minuta de Deliberação que disporá sobre as normas para a Educação Superior no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Participaram do encontro representantes do CEE/PR, Seti, Instituto de Ensino Superior (IES – PR), faculdades e universidades.
            De acordo com a vice-diretora da Fafiuv, o encontro contou com a análise conjunta dos educadores sobre a Minuta de Deliberação. “A Minuta fixa normas para as Instituições de Educação Superior mantidas pelo Poder Público Estadual e Municipal do Estado do Paraná e dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores no Sistema Estadual de Ensino do Paraná”, explica.
            A professora enalteceu o encontro e afirmou que a atitude dos conselheiros foi a mais democrática e transparente possível, visto que todos os educadores puderam opinar e dar sugestões diante da deliberação apresentada. “Foi um exemplo de democracia perante um assunto tão importante para a vida Institucional e de seus dirigentes”.

Questões discutidas
            A secretária da Fafiuv comenta que a Minuta de Deliberação estudou os seguintes assuntos: credenciamento de mantenedora e da instituição de ensino superior; recredenciamento de mantenedora e da instituição de ensino superior; autorização para o funcionamento e oferta de cursos superiores; reconhecimento de cursos superiores; renovação do reconhecimento de cursos superiores; renovação do reconhecimento de cursos superiores e adequação do plano de cursos superiores.

PDI
            A professora Elizabete também explica sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Segundo ela, o PDI se objetiva a delinear o futuro que a Fafiuv deseja para os próximos anos e, em sua elaboração, definidos os princípios e diretrizes que norteiam as ações envolvidas nesse processo. É o documento que, segundo o Ministério da Educação (MEC), identifica a Instituição de Ensino Superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver.
            Diante disto, Elisabete afirma que a Fafiuv procura desde a sua origem assumir um compromisso com o desenvolvimento da região, para ser um centro irradiador e transformador da estrutura cultural de sua área de intervenção. “Assim estudar a legislação e propostas para o ensino superior representa um reinventar-se a cada dia a partir dos atos de regulação do governo do Paraná”. 

 

Foto


Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Trentin Gaspari e a secretária, professora Ms. Elizabete de Fátima Empinotti

 

Assessoria de Comunicação    
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100