Fafiuv e Afati realizam Sessão Cívica em homenagem à Pátria

A homenagem aconteceu no dia 9 no Salão Nobre da Instituição

           
           Em posição de sentido e olhares direcionados para a bandeira do Brasil. Postura de uma sociedade que faz questão de homenagear sua Pátria. A cena foi observada na tarde do dia 9, no Salão Nobre da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e letras (Fafiuv), durante a Sessão Cívica em homenagem à Pátria. O evento foi uma iniciativa dos membros da Associação da Faculdade da Terceira Idade (Afati), com apoio da direção, professores e acadêmicos.
           Anualmente a Afati realiza atividades alusivas a Pátria para os estudantes e comunidade. A idéia comprova o patriotismo da coordenadora da Afati, professora Lili Matzembacher. As comemorações ocorreram em todo o País de forma intensificada entre os dias 1º a 7 de setembro, sendo o último, o dia da Independência do Brasil.

Mensagens de patriotismo
            As atividades tiveram início às 14h, com a composição da mesa de autoridades onde fizeram-se presentes a vice-diretora da Fafiuv, professora Leni Trentin Gaspari, coordenadora da Afati, professora Lili Matzembacher, presidente da Afati, Sra. Helga Mäenich, professor Wilson Winter, que na ocasião representou o Núcleo Regional de Educação (NRE), maestro Raulino Bortolini, professora Lair Bortolini, representando a Secretaria Municipal de Educação.
           Em seguida a homenagem contou com a união das vozes do público presente e das alunas da Afati, que entoaram o Hino Nacional. A abertura do evento foi marcada pelo discurso da professora Lili que ressaltou sobre a importância destas sessões cívicas e afirmou que é “nosso dever levar o Brasil sempre para frente”.
Após, tiveram inicio as apresentações culturais com mensagens de patriotismo. O acadêmico do 4º ano do Curso de História da Fafiuv, Sérgio Mauro Nunes de Souza, encantou os presentes com uma fala enriquecedora à respeito de Dom Pedro I e a Independência do Brasil.
            Quem também arrancou aplausos do público foram as acadêmicas do curso vespertino de Pedagogia e o músico Francesco de Jesus. Juntos eles brindaram a tarde com um belo número intitulado Aquarela do Brasil. Na continuidade o público contou com a apresentação do Grupo da 3ª Idade da Afati, que sob a regência do maestro Raulino Bortolini, cantaram o Hino da Independência.
           A solenidade foi finalizada com a apresentação do jovem Francesco de Jesus que emocionou os presentes e que cantaram com ele a melodia Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.

Laços de cidadania e amor à Pátria
            Durante a solenidade a professora Leni ressaltou que a solenidade reuniu um público de diferentes idades que expressaram seus sentimentos de patriotismo de forma varonil e criativa. Segundo a mestra, foi uma forma de fortalecer os laços de cidadania e amor à Pátria. “Parabenizo o grupo da 3ª Idade da Afati pela iniciativa, também professores e acadêmicos que estiveram envolvidos para a realização da atividade. Temos, como educadores, um papel muito importante na tarefa de fortalecer nos jovens o ideal de uma cidadania consciente e ativa”, afirma a vice-diretora.
 

Fotos


Mesa de Autoridades


Grupo da 3ª Idade da Afati


Apresentação do Grupo da 3ª Idade da Afati, que sob a regência do maestro Raulino Bortolini, cantaram o Hino da Independência

 

Assessoria de Comunicação    
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100