Ações educativas pedem o fim da violência sexual na infância e adolescência

Este é o objetivo de uma equipe formada por professores e acadêmicos do Colegiado de Filosofia da Fafiuv em parceria com a administração e entidades que atuam à serviço da criança e dos adolescente

 

            Na manhã de segunda-feira, 14, estiveram reunidos na sala de reuniões da Secretaria de Educação de União da Vitória uma equipe formada por professores e acadêmicos do Colegiado de Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), secretaria de educação Marli Brugnago, psicóloga Marinea Fediuk, representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O assunto em pauta foi o abuso sexual na infância e adolescência. A equipe apresentou ações educativas na tentativa de dar um basta e conscientizar a comunidade sobre a violência sexual na região.
            O projeto é proposto pelo Colegiado de Filosofia da Fafiuv, que está inserido no subprograma Incubadora dos Direitos Sociais, do Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado. O projeto é orientado pelos professores da Fafiuv, Ms. Aurélio Bona Júnior e Ms. Ilton César Martins (História e Filosofia) e a professora de Psicologia da Universidade do Contestado de Porto União (UNC), Ms. Marínea Fediuk.
            De acordo com a secretaria Marli, este é o segundo encontro que reúne os diversos segmentos da sociedade para discutir um assunto tão delicado que é o abuso sexual. O primeiro aconteceu no inicio do mês no gabinete do prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco). O prefeito apoiou a iniciativa da Fafiuv e se colocou a disposição dos profissionais. “A intenção é formarmos um rede de proteção à criança e o adolescente. Para isso vamos unir forças dos diversos segmentos da sociedade”, afirma Marli.
             O coordenador do curso de Filosofia, professor Ms. Aurélio Bonna, afirma que o objetivo do projeto é conhecer a realidade e definir soluções para os casos de abuso sexual. “O projeto vem estudando o assunto e, infelizmente, os índices de abuso sexual são alarmantes. Pretendemos mobilizar as instituições de atendimento social para a realidade do município, através da verificação de casos nas escolas e capacitar profissionais na identificação do problema em idade escolar. O abuso sexual causa traumas imensuráveis para uma criança ou jovem. É um dever da sociedade acabar com este problema”.
            A equipe de profissionais se reúne na sala do Colegiado de Filosofia, semanalmente, para a discussão de ações educativas que mobilizam a comunidade em relação ao tema. Na pauta estão campanhas, pesquisas e eventos. “Espera-se que a ação educativa combata o problema em questão na sua forma mais eficaz: a prevenção”, confirma o professor Aurélio.

 

Foto


Professores e acadêmicos do Colegiado de Filosofia da Fafiuv, secretaria de educação Marli Brugnago, representantes do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Assessoria de Comunicação    
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100