VI EPAST da Fafiuv foi um sucesso

O evento organizado pelo Colegiado de Química e Observatório e Planetário Erna Gohl aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto


  
            O Colegiado de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) comemora os resultados do VI Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST) que aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto, na própria Instituição. O evento foi organizado pelo Colegiado de Química e Observatório e Planetário Erna Gohl.
            O EPAST é o mais importante evento de Astronomia do Paraná. Entre as atividades propostas, palestras e comunicações orais, fizeram parte do evento, com a finalidade de divulgar a ciência e o conhecimento à sociedade. “O EPAST é um elo entre a astronomia e a comunidade leiga que, uma vez atingida pelo conhecimento, pode fornecer importantes contribuições à ciência e à tecnologia”, afirma a professora e técnica do Laboratório do Curso de Química, Esp. Erna Gohl,
            Um dos momentos mais aguardados do evento ocorreu no sábado, 22, às 20h, com a visita ao Observatório e Planetário Erna Gohl. 
Programação
            A abertura oficial do evento aconteceu na quinta-feira, 20, com a composição da mesa de autoridades e também com os discursos que fizeram menção à realização do EPAST. Em seguida, o professor Mdo. Maurício José Kaczmarech da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Despertou a atenção do público com o tema A Lua – de Galileu a Apollo 11.
             Após a palestra houve um momento de confraternização.
            Na sexta-feira, 21, às 9h os inscritos acompanharam a palestra com professor Dr. Valmir de França da Universidade Estadual de Londrina (UEL),  com o tema Os clubes de ciência como promotores da Astronomia na vida educacional.
            Ás 10h 15, o professor Alexandre Amorim – GEA, REA, AAVSO/Florianópolis, falou sobre o tema As observações visuais de José Brazilicio de Souza – 1882 a 1909.  Às 11h 30, teve inicio a exposição de fotos para o 4º concurso de astrofotografias.
            Já no período da tarde, as atividades iniciaram às 13h30, com a comunicação oral com o tema: 40 anos da conquista lunar e a contribuição dos astrônomos brasileiros nas missões Apollo, por Nelson Alberto Soares Travneik. Às 14h, iniciou a oficina Identificação e análise química de meteoritos, com o professor Rodrigo Del Olmo Sato – Geólogo e Presidente da sociedade meteorítica brasileira/Florianópolis. No das horário 19h 30 aconteceu a comunicação oral com tema: Coleções de objetos com temática espacial: história, tecnologia, educação, arte e diversidade cultural, com Maurício José Kaczmarech.
O evento também contou, às 20h, com a conferência: “Astronomia na China Antiga”, com o professor Dr. André da Silva Bueno da Fafiuv. A noite foi finalizada com o jantar por adesão.  
            Para o sábado, 22, as atividades iniciaram às 8h30 com a abertura das salas de exposições. Às 9h teve início a palestra com o seguinte tema: Calendário Maia x Fim do mundo, com a professora Esp. Luzia de Lima da Fafiuv. As 10:15h  aconteceu a palestra Existe vida fora da terra? com o professor Mdo. Maurício José Kaczmarech da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As 13:30h a comunicação oral Materiais alternativos para o ensino da Astronomia no ensino fundamental foi apresentada por Marina krasniak. As 14h foi proferida a palestra Anomalia geomagnética e seus efeitos, com o professor Amauri José da Luz Pereira – OACEP/UNIBEM/Curitiba. As 15:15 houve a palestra Asteróides: ameaça que vem do espaço, com o  Astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik – Campinas. As 17h a comunicação oral A Cosmologia moderna: do átomo primordial ao universo finito (o infinito) foi feita por  Gláucio Regis Nagurniak . Logo após os presentes acompanharam o resultado do concurso de astrofotografias, que ficou assim classificada:
1º lugar: Fabiano Diniz com a foto intitulada: A grande nebulosa da Carina
2º lugar: Fabiano Diniz com a foto intitulada: Orion e sua nebulosa.
3º lugar: Maurício José Kaczmarech com a foto intitulada: Via Láctea sobre a casa da fazenda.
As 20h houve a esperada visita ao planetário e a Astrofesta.            

            O domingo, 23, contou com a visita ao observatório Andrômeda, localizada no Morro do Cristo e em seguida foi feita a escolha do local para o VII EPAST que será realizado na cidade de Londrina. 

 

 

Fotos

Mesa de autoridades

 

 

Público presente

 

Professor Mestrando Maurício José Kaczmarech da UEPG

 

 

Equipe de Apoio

Rodrigo Del Olmo Sato

Nelson Alberto Soares Travnik - Astrônomo de Campinas (Palestrista)

Rodrigo Del Olmo Sato (Palestrista)

Exposição de Fotos

Entrega do Certificado ao Palestrista Maurício José Kaczmarech

Prof. André da Silva Bueno (Palestrista)

Prof.Valmir de França (Palestrista)

Exposição de Meteoritos

Alexandre Amorim (Palestrista)

Entrega do Certificado para o Palestrante

Momento de Confraternização

Momento de Confraternização

 

Assessoria de Comunicação    

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100