Professores e alunos da Fafiuv participam do XIII Ermac – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional

            O XIII Ermac – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, aconteceu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – Campus Pato Branco, nos dias 2 a 4 de setembro. O evento contou com a participação de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Rio de Janeiro, (UFRJ), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 
            Além da participação de professores do Brasil, o evento contou com a  participação de professores de países da América Latina como Roxana Lopez Cruz, Maria Zegarra, Eugenio Cabanillas Lapa, Victor Carreras, j. Bernui B., B. Godoy T. e Victor Rafael Cabanillas Zanini da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM – Peru), Luis Aguirre e Peter Seibert da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM - México), Octavio Paulo Vera Villagrán da Universidad del Bío-Bío (UBB – Chile) e também da França com Bernadette Miara, da Université Paris-Est., School Engineers-ESIEE, entre outros.
            Foram realizados também minicursos, direcionados também para alunos dos cursos de Engenheira, Informática, Licenciatura em Matemática e professores da rede de ensino fundamental e médio, além de uma programação com a apresentação de artigos científicos e palestras.     
            Os professores Gilson Tumelero e Marieli Musial do colegiado de matemática da Fafiuv participaram do evento com o minicurso intitulado “Aplicação da Álgebra Linear a Equações Diferenciais”.
            As acadêmicas do segundo ano, Aline Luzia de Leichtfeld Araujo, Fernanda Marszaukowski e Juliana Woitowicz, participaram de todo o evento e também com a conferência “Matemática e a Deficiência Mental” sob a orientação da Professora Marieli. No momento da discussão da conferência, pode-se perceber o quão válido foi a participação no evento, pois a mesma despertou o interesse em incluir alunos com deficiências e mais do que isso, como trabalhar a matemática de modo que ocorra realmente o aprendizado.

Fotos

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100