Oficina de Geografia da Fafiuv transforma materiais recicláveis em instrumentos geográficos

A Oficina acontece nas manhãs de sábado na própria Instituição.

           Os acadêmicos do Colegiado de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) tem o dom de transformar materiais recicláveis em instrumentos geográficos. Os estudos, o imaginário e a criatividade são ingredientes que não faltam para os futuros geólogos durante a Oficina de Geografia. A atividade acontece até o mês de dezembro nas manhãs de sábado, das 8h às 12h, na própria Instituição.
           O coordenador do Curso de Geografia da Fafiuv, professor Ms. Paulo Sérgio Meira Rocha, conta que a idéia para a realização da oficina foi despertada durante a apresentação da proposta do Trabalho Final de Estágio Supervisionado (TFES) do acadêmico do 4º ano, Robinson Negrin. O projeto intitulado A importância da astronomia para o ensino da geografia enfatiza que a disciplina se trabalhada de forma lúdica em sala de aula poderá despertar o interesse dos alunos pela área de estudo. “A oficina trabalha com o projeto de instrumentalização da geografia onde a intenção é levar informações de forma lúdica para o aluno”.
           O projeto de Robinson foi aplicado para os alunos do ensino fundamental da Escola Adiles Bordin, do bairro São Cristóvão em União da Vitória. Sua idéia repercutiu de forma positiva entre os professores e, em especial entre os alunos. O acadêmico foi elogiado por aguçar nos alunos o interesse em aprofundar seus estudos na área da geologia e também de criar materiais que possam dar suporte para o aprendizado. O projeto é orientado pelo professor Paulo.

Oficina de Geografia
           Alguns minutos ao lado dos acadêmicos do Curso de Geografia é pouco para anotar todas as informações que os futuros profissionais têm para repassar. A Oficina de Geografia é um misto de troca de experiência que envolve aprendizado e ensinamento. De acordo com o precursor da atividade, o acadêmico Robinson, a idéia é criar instrumentos geográficos que despertem aos alunos grande interesse na área da geografia. A oficina teve inicio neste mês e conta com a participação dos acadêmicos do Curso de Geografia. Os alunos receberão certificado de 40h.

Instrumentos geográficos
           Os acadêmicos colocam toda a sua criatividade para a confecção dos Instrumentos Geográficos. Durante a oficina os materiais recicláveis ganham vida. Os acadêmicos já confeccionaram vários instrumentos que darão suporte durante para as explicações das aulas de geografia. São eles: relógio de sol que mede a passagem do tempo pela observação da posição do sol; bússola caseira onde uma agulha de costura é imantada e depois colocada para flutuar em uma vasilha com água; caixa explicativa contendo as fases da lua; luneta astronômica; telúrio, entre outros materiais. Tudo é confeccionado através de materiais recicláveis. Além disso, os acadêmicos também auxiliam na restauração de instrumentos geográficos que estavam em desuso.

Cartilha
            Um grupo ficou responsável pela elaboração de uma cartilha que será repassada para os professores das escolas da região contendo dicas de Instrumentos Geográficos que podem ser utilizados em sala de aula e como fazê-los. De acordo com o professor Paulo, a cartilha servirá de suporte até para o educador confeccionar os materiais em sala de aula com os próprios alunos. “Os materiais utilizados são de valor acessível. O que vale é a criatividade”.

Estudos geográficos
           Robinson confessa ser aficionado pelos estudos geográficos. O tema do seu TFES conta com a experiência adquirida durante o curso e o interesse pela astronomia. Intitulado A importância da astronomia para o ensino da geografia o projeto foi se modelando aos poucos. Segundo o acadêmico, o objetivo é fazer com que o projeto incentive a criação de materiais didáticos que demonstrem a importância que tem a astronomia para a Geografia. “Durante os estágios que eu realizem comprovei que tanto os professores quanto os alunos gostaram da idéia do projeto. Os alunos confeccionaram em sala de aula os instrumentos geográficos e levaram para suas casas. No outro dia os comentários foram de que o pai e mãe conhecerem algo novo durante as explicações dos próprios filhos com base no que foi repassado em sala de aula”.

 

Fotos

 


Coordenador do Curso de Geografia da Fafiuv, professor Ms. Paulo Sérgio Meira Rocha juntamente com os acadêmicos que participam da Oficina

 


Coordenador do Curso de Geografia da Fafiuv, professor Ms. Paulo Sérgio Meira Rocha e o acadêmico do 4º ano do Curso de Geografia, Robinson Negrin

 


O acadêmico Robinson Negrin auxilia os colegas na confecção dos materiais

 


Restauração de instrumentos geográficos

 


Confecção de instrumentos geográficos

 


Bússola Caseira

 


Relógio de Sol

 


Fases da Lua

 


Relógio Estelar

 


Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100