Alunos do projeto Sempre é tempo de Saber da Fafiuv em ritmo de festa

Alegria e descontração foram ingredientes que não faltaram na manhã do dia, 18, durante a confraternização para a Terceira Idade da região. O encontro aconteceu no Refeitório da própria Instituição

             

           Alegria e descontração foram ingredientes que não faltaram na manhã do dia, 18, durante a confraternização dos alunos do projeto Sempre é tempo de Saber que é desenvolvido pelo Colegiado de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). O Projeto de Alfabetização, Letramento e Inclusão digital para Terceira Idade faz parte do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), subprograma Incubadora dos Direitos Sociais.

           A confraternização, que aconteceu no Refeitório da própria Instituição, contou com decoração especial. Mas, o que chamou a atenção durante a atividade foi o colorido das faces e sorrisos dos alunos do projeto. A pedagoga coordenadora do projeto, Sônia R. Faesser Tomstki, não esconde a felicidade da realização do evento. Com um sorriso de orelha a orelha, a professora afirma que os olhos brilhantes e a expressão de felicidade dos alunos do projeto é a maior satisfação.

           Os alunos do projeto são os membros da Terceira Idade de União da Vitória e região. O projeto oferece aulas de alfabetização, letramento e inclusão digital. Mas, durante a confraternização, o que não faltou foi a descontração. Os alunos elaboraram livros de receita, participaram de divertidos jogos e vestiram coloridas fantasias para posar para fotos. Além disso, os alunos contaram com um delicioso café da manhã.

 

Sempre é tempo de Saber

       A professor Sônia explica que o objetivo do projeto Sempre é Tempo de Saber é o de melhorar a qualidade de vida do idoso, diminuindo as desigualdades, proporcionando aos alunos autonomia de transitar com a tecnologia e a informação de modo que melhore sua auto-estima e sua autoconfiança, interagindo com alegria e satisfação; além disso, sendo conhecedor de seus direitos perante a sociedade em que convive.  O projeto conta atualmente com cerca de 100 alunos participantes nas aulas de Alfabetização, Letramento e Informática para Terceira Idade.

Equipe de trabalho

           A Coordenadora do projeto é a professora, Esp. Liris R. K. Guerra, orientadora Prof. Ms. Márcia M. Stentzler, alunas recém-formadas Sônia R. Faesser Tomstki (Pedagogia), Ângela Cristina Senff (Psicologia), acadêmicos bolsistas Chiara da Silveira Assunção (Pedagogia), Carlos Eduardo K. Anzolin (Letras), Jefferson Lima (História) Liliane de Fátima Camargo (Pedagogia), Loriziane E. Marcondes de Albuquerque (Pedagogia), Márcia dos Santos (Pedagogia) e alunos participantes dos cursos oferecidos pelo Projeto.

 

Direção

            O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, acompanhou o evento e parabenizou a equipe que conduz os trabalhos do projeto, bem como saudou os alunos da Melhor Idade pela disposição e participação assídua para com o projeto.

 

Fotos

 

 

 

Assessoria de Comunicação    

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100