Dr. César Aparecido Nunes ministra a palestra de abertura da 23ª Semana da Cultura

A palestra foi recorde de público. O evento acontece entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro no Cine Teatro Ópera

           

            A palestra de abertura da 23ª Semana da Cultura, que é realizada anualmente pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), foi um show de conhecimento e cultura. As palavras do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. César Aparecido Nunes, enriqueceram o a noite de segunda-feira, 28. A palestra ministrada abordou a Produção da Cultura numa estética da emancipação e contou com a participação de centenas de pessoas, entre acadêmicos, professores, funcionários e comunidade local. O sucesso também é aguardado para os próximos dias do evento que segue até o dia 2 de outubro no Cine Teatro Ópera de Porto União.

César Aparecido Nunes

            Com o currículo arraigado de experiência profissional, o professor César chamou a atenção do público para uma conversa em tom informal e que envolveu situações do cotidiano que podem ajudar o professor dentro da sala de aula. César concluiu o doutorado em Educação pela Unicamp em 1996. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas, tendo defendido a livre-docência na área de Filosofia da Educação em 2006. Publicou 11 artigos em periódicos especializados e 26 trabalhos em anais de eventos. Possui sete capítulos de livros e 12 livros publicados. Também participou do desenvolvimento de 24 produtos tecnologicos. Entre tantos outros trabalhos desenvolvidos, o professor César foi indicado o 5º melhor conferencista do Brasil.

Um convite para todas as noites

            A primeira noite do evento trouxe resultados animadores. É algo como um convite para participar das próximas quatro noites. Tudo isso, porque a Semana da Cultura conta com uma programação especial. Cada noite é composta por uma palestra seguida de uma apresentação cultural. “Não se repete algo que não seja aprovado pelos seus participantes. E nós estamos vendo, aqui hoje, a participação maciça e expressiva de todos. Eu tenho certeza que será uma semana muito agradável”, complementou o diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcias Sanches.

            Durante o seu discurso o diretor da Fafiuv afirmou que o principal objetivo do evento é a integração entre os professores, acadêmicos e comunidade, além, é claro, de um show de conhecimento e cultura.

            O presidente da Fundação de Cultura de União da Vitória, Delbrai Augusto Sá, representou o prefeito Carlos Alberto Jung (Juco) durante o evento. Para ele, a característica e a própria função social da Faculdade vêm exatamente com esta abertura das portas para a sociedade, onde os acadêmicos saem da sala de aula para participar de um evento cultural. “A Instituição está de parabéns”.

O evento que é realizado anualmente envolve os nove cursos de graduação oferecidos pela Fafiuv que são: Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras Português / Inglês, Letras Português / Espanhol, Matemática, Pedagogia e Química.

Apresentações culturais

            A abertura também contou com apresentações culturais. O Coral Universitário da Fafiuv encantou o público com lindas vozes durante as três melodias apresentadas. O evento contou ainda com boas doses de humor durante a apresentação da peça teatral Antropofocus de Curitiba.

Serviço: Melhores informações podem ser obtidas na Fafiuv, na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.

 

 

Fotos

Educadores e autoridades presentes no evento

Apresentador da noite o Coordenador do curso de Filosofia, professor Ms. Aurélio Bonna

Educadores e autoridades presentes no evento

Professor da Unicamp, Dr. César Aparecido Nunes e o presidente do IEPS, Dr. Eloy Tonon

Grupo teatral Antropofocus de Curitiba

Composição da mesa de autoridades

Professoras da Fafiuv e secretaria da Instituição durante o cerimonial 

Apresentação do Hino Nacional

Coral Universitário da Fafiuv

Professor da Unicamp, Dr. César Aparecido Nunes

Grupo teatral Antropofocus de Curitiba

 

 

Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100