Colegiado de História da Fafiuv faz referência aos 120 anos da Proclamação da República

Estamos falando do 4º Colóquio Nacional de História e Historiografia no Vale do Iguaçu que acontece entre os 13,14,15 e 16 de outubro

 

 

            O recesso na terça-feira, 13, logo após o feriado da Padroeira do Brasil, não inibiu o comparecimento dos historiadores, acadêmicos, professores e comunidade local para o primeiro dia de debates sobre uma temática que envolveu parte da construção da história do Brasil. Estamos falando das Experiências Republicanas. O assunto é tema do 4º Colóquio Nacional de História e Historiografia no Vale do Iguaçu. A abertura do evento aconteceu no dia 13, no Salão Nobre da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). O evento que segue até o dia 16 de outubro é organizado pelo Colegiado de História da Instituição.

           

Abertura

            O evento teve inicio às 19h 30, com a composição da mesa de autoridades formada pela vice-diretora da Fafiuv, Ms. Leni Tretin Gaspari, coordenador do curso de História, Ms. Jefferson William Gohl, vice-coordenador do curso e organizador do evento, Ddo. Ilton César Martins e também os professores convidados, Dra. Suely R. Reis de Queiroz e o Dr. pela Universidade de São Paulo em História Social e Pós-Doutoramento pela Universidade de Lisboa, Valdemir Donizette Zamparoni, sendo este o conferencista da noite. Em seguida os presentes ficam em posição de sentido para cantar o Hino Nacional.

            A cerimônia de abertura teve continuidade com o discurso da professora Leni. A vice-diretora parabenizou a quarta edição do evento e deu as boas-vindas para o público que fez presente afirmando que o Colóquio é um dos mais importantes eventos do calendário do curso de História.

            Na seqüência o professor Ilton, reiterou que a intenção do evento é intensificar a troca de conhecimentos entre os especialistas e a comunidade local; além de desencadear trabalhos de mapeamento de estudos, pesquisas e projetos relativos a temática do Brasil Republicano. O Ddo. lembrou ainda que o evento fará referência aos 120 anos da Proclamação da República.

            Quem finalizou os discursos foi o professor Jéferson. O mestre salientou a importância do trabalho em conjunto para a realização de um evento desta magnitude, disse referindo-se aos professores que organizaram o Colóquio e a participação dos acadêmicos e comunidade.

            A noite também contou com uma apresentação artística. Os acadêmicos que compõe o Centro Acadêmico do Curso de História (CAHIS) representaram uma passagem que envolve as experiências republicanas.

 

Conferência

            O professor do Programa de pós-graduação em História e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos no Centro de Estudos Afro-Orientais, ambos da Universidade Federal da Bahia, Valdemir Donizette Zamparoni, envolveu os presentes com os estudos africanos. O professor falou sobre o imaginário dos brasileiros acerca da África. Com um currículo arraigado de experiência profissional, o professor Valdemir ensina e orienta em nível de Mestrado e Doutorado, no Brasil e em Angola.Tem experiência na área de História, Antropologia, Teoria e Metodologia da Investigação, com ênfase em Estudos Africanos , atuando principalmente nos seguintes temas: África, Moçambique, colonialismo, racismo, gênero e ideologia.

 

Experiências Republicanas

            O evento recebe o sub-titulo de Experiências Republicanas com o objetivo de questionar não apenas os antecedentes e a proclamação da República em si, mas avançar sobre questões sobre a historicidade desse Estado que se forma, as concepções de poder, seus quadros de identificação e de mobilização que constituem e são constitutivos da republica, as representações e práticas políticas, espaços públicos e sociedade civil e como se formou uma nova sociabilidade política em torna da idéia republicana.

 

Programação

14/10
Às 19h30 - Mesa Redonda 1 - Auditório da Fafiuv

Prof.ª Dr.ª Suely Robles Reis de Queiroz

Prof. Dr. Renato Lopez Leite

 

15/10
Às 13h30 - Sessão de Comunicações 1 - Salas de Aula

Às 19h30 - Mesa Redonda 2 - Auditório da Fafiuv

Prof. Dr. Eduardo Silva

Prof.ª Dr.ª Joseli Mendonça

Prof.ª Dr.ª Maria F. L. Fernandes

 

16/10
Às 13h30 - Sessão de Comunicações 2 - Salas de Aula

Às 19h30 - Mesa Redonda 3 - Auditório da Fafiuv

Prof.ª Dr.ª Susel Oliveira

Prof. Dr. Marcos Gonçalves

Prof. Dr. Marcos Bretas

 
Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico www.fafiuv.br ou pelo telefone 3521-9100.

 

Fotos

Vice-diretora da Fafiuv, Ms. Leni Tretin Gaspari

Vice-coordenador do curso e organizador do evento, Ddo. Ilton César Martins

Coordenador do curso de História, Ms. Jefferson William Gohl

Professores Dra. Suely R. Reis de Queiroz, Ms. Jefferson William Gohl e o Dr. Valdemir Donizette Zamparoni

Vice-diretora da Fafiuv, Ms. Leni Tretin Gaspari e o Vice-coordenador do curso e organizador do evento, Ddo. Ilton César Martins

Apresentação do CAHIS

Conferencista, Dr. Valdemir Donizette Zamparoni

Público presente ao evento

 

 

Assessoria de Comunicação    

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100