Pesquisas Científicas da Fafiuv são destaque no X EPREM

Elogios não faltaram para as pesquisas apresentadas pela coordenadora do Curso de Matemática da Instituição e também para cinco acadêmicas. Neste ano, o evento foi realizado na Unicentro em Guarapuava

 

 

            A coordenadora do Curso de Matemática da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professora Ms. Michele R. D. Veronez, não esconde tamanha satisfação com o resultado obtido pelas acadêmicas da Instituição no X Encontro Paranaense de Educação Matemática (X EPREM), que neste ano foi realizado entre os dias 17 a 19 de setembro, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava. Com um sorriso de orelha a orelha, a professora admite que não faltaram elogios para as pesquisas apresentadas pelas cinco acadêmicas estudiosas das áreas exatas da Instituição.

            Promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Paraná (SBEM), a organização deste encontro foi da Unicentro - Campus Santa Cruz. O evento atende à política da SBEM que propõe a descentralização de suas atividades para promover a aproximação de professores de Matemática que atuam nas diferentes regiões do Paraná.

 

EPREM

            A professora Michele explica que o EPREM é um evento grandioso que tem como principal objetivo propiciar a interação entre pesquisadores em Educação Matemática , professores que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado. Além disso, o evento discute ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializa experiências e possibilitar discussões referente à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior.

 

Fafiuv no EPREM

            A participação e o sucesso das pesquisas apresentadas pelas acadêmicas da Fafiuv durante o EPREM são motivos de orgulho para a professora Michele. “É uma satisfação saber que os nossos alunos estiveram representando a Instituição em um evento desta magnitude”, confirma.

            A professora Michele, além de fazer parte dos grupos de pesquisas durante o evento, também apresentou o minicurso com o tema Modelagem Matemática como Alternativa Pedagógica na Educação Básica.

 

Cinco acadêmicas, quem são elas?

             Cinco acadêmicas do Curso de Matemática representaram a Instituição durante o evento. Elas apresentaram as pesquisas cientificas baseadas nos seus relatos de experiência que constam no Trabalho Final de Estágio Supervisionado (TFES). Representando o 4º ano do curso estiveram as acadêmicas Elizane Mainardes Appel que apresentou o relato de experiência do estágio com o tema Aplicando Tendências da Educação Matemática com a Metodologia de Ensino, também Vanessa Michele Boasczik, que apresentou o relato sobre uma experiência com a Resolução de Problemas em Aulas Investigativas na Disciplina de Geômetra Espacial e a acadêmica Celine Maria Paulek que falou sobre o relato que tratava da utilização na Investigação Matemática que é uma das novas alternativas de ensino e que pode ser aplicada para os estudantes do Ensino Superior.

As acadêmicas do 3º ano do curso de Matemática, Eliane Azevedo e Eloíza Beki também foram destaque durante o evento. As acadêmicas apresentaram o relato de experiência que tratava do Ensino Aprendizagem da Matemática através de mapas conceituais.

            Sobre a participação das acadêmicas no evento a resposta é uma só. “Foi muito gratificante”. As estudiosas também participaram de palestras e debates temáticos.

 

 

Fotos

Coordenadora do Curso de Matemática da Fafiuv, professora Ms. Michele R. D. Veronez juntamente com os participantes do X EPREM

 

Acadêmicas do Colegiado de Matemática da Fafiuv que apresentaram suas pesquisas durante o X EPREM

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação    

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100