Acadêmicos da Fafiuv e Uniuv desenvolvem pesquisa no espaço cartográfico do Rio Iguaçu na região de União da Vitória

O objetivo foi o de elaborar um levantamento de como está a poluição hídrica nestes locais

 

 

            Os acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) em parceria com os acadêmicos do Colegiado de Ciências Biológicas da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) estiveram na manhã da quinta-feira, 22 de outubro, em uma missão. Os acadêmicos uniram seus conhecimentos para desenvolver uma pesquisa no espaço cartográfico do Rio Iguaçu. A pesquisa concentrou ações na região de União da Vitória. Cerca de 25 acadêmicos saíram a campo das 8h às 12h. 

            De acordo com o professor do Curso de Engenharia Ambiental e também coordenador do Colegiado de Ciências Biológicas, Ms. Clovis Roberto Gurski, a pesquisa teve como principal objetivo elaborar um levantamento de como está a poluição hídrica nestes locais. 

            O professor Clovis explica que o levantamento de dados teve sua origem a partir de uma pesquisa sobre o espaço cartográfico do Rio feita no Google Earth – programa que permite visualizar qualquer lugar da Terra. Em seguida, foram determinados, em média, cinco pontos para serem avaliados pelos acadêmicos.

 

Saída

            A concentração para a saída a campo dos acadêmicos aconteceu na Uniuv por volta das 8h.  Com o auxilio de GPS e divididos em grupos, os pesquisadores foram até os pontos marcados pelos dados cartográficos. “Nestes locais foram coletados materiais para a análise de prováveis poluentes que se encontram as margens do Rio Iguaçu”. Os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) acompanharam as atividades.

 

Parceria

            O professor Clovis admite que a parceria entre os acadêmicos da Fafiuv e Uniuv foi positiva. “Durante a atividade houve a troca de experiências entre os assuntos estudados pelos acadêmicos em ambas as Instituições”.

 

Resultado

            O resultado da análise do material será divulgado em 15 dias.

 

Fotos

Acadêmicos da Fafiuv e Uniuv se preparando para a saída a campo

 

 

Acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental da Uniuv e os acadêmicos do Colegiado de Ciências Biológicas da Fafiuv

 

 

 

Assessoria de Comunicação    

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100