Encontro Interestadual de Piscicultores

O evento que está na sua primeira edição acontece no dia 20 e conta com apoio da Fafiuv

 

 

            O coordenador regional de eventos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de União da Vitória, José Carlos Schipitoski, tem um convite para fazer. No próximo dia 20 acontece o 1º Encontro Interestadual de Piscicultores. Com inicio às 8h, o evento promete uma programação arraigada de conhecimentos sobre a criação de peixe na região. O Clube Concórdia em Porto União sediará o encontro.

            Organizado pela Emater, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Eco Peixe – que é uma das mais antigas Associações de Piscicultores do Brasil e que atua na região-, e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, o evento conta com apoio das prefeituras de Porto União e União da Vitória, além de entidades que atuam com os diversos ramos da piscicultura, entre elas a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv).

            De acordo com o José Carlos, a idéia do evento surgiu devido o histórico das cidades em possuírem um potencial expressivo com capacidade para a produção de peixes com cerca de 1000ha de viveiros instalados subutilizado. Para tanto, o evento terá como tema principal o fortalecimento desta importante cadeia produtiva para a região. 

 

Expectativa

            Segundo José Carlos, expectativa é o que não falta para os organizadores do evento. Para ele, a criação de peixe é um assunto que sempre gera participação expressiva do público. Prova disso, foi o Encontro de Piscicultores realizado no ano passado. Tamanho sucesso serviu de referencia para a organização do Encontro Regional. É estimado a participação de 35 municípios da região do Sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense, com cerca de 600 inscritos. “A intenção é a de chamar atenção para mercado do peixe que tem aumentado muito. Além disso, pretendemos mostrar a importância da produção de peixes, além de buscar o fortalecimento desta cadeia produtiva”.

 

Programação

Dia 20

8h às 9h – Recepção dos participantes

9h às 9h15 – Abertura com pronunciamento de autoridades

9h15 às 9h30 – Organização dos produtores – motivação – Eco Peixe, com Alexandre Puzyna

9h30 às 9h45 – Comercialização Epagri

9h45 às 10h – Situação atual da Piscicultura na região – Emater, com José Carlos Schipitoski

10h às 10h 15 – Processo da pesquisa para adaptação de peixes na bacia do Iguaçu – Fafiuv, com Eloy Tonon

10h30 às 12h – Palestras técnicas sobre Sistemas de Produção – Epagri, com Sérgio Tamassia

12h ás 13h30 – almoço

14h às 16h – Visitação aos stands

 

 

Serviço: Informações podem ser obtidas pelos telefones da Epagri (42) 3522-0474, com Masselai e Emater (42) 3521 – 1500 com Schipitoski.  

 


Assessoria de Imprensa

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100