9º Encontro de Inic. Científica e 9ª Mostra de Pós-Graduação foi um sucesso

 

As atividades aconteceram entre os dias 5,6 e 7 de novembro na própria Instituição

 

           

            Eles são jovens descobrindo os caminhos da pesquisa e do conhecimento. Esta foi a maneira encontrada para descrever a sede de aprender dos acadêmicos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) que entre os dias 5, 6 e 7 de novembro, participaram assiduamente do 9º Encontro de Iniciação Científica e 9ª Mostra de Pós-Graduação. Todos os anos, a Instituição promove um grande evento para a divulgação dos trabalhos de pesquisa de estudantes de graduação. As atividades aconteceram na própria Instituição.

            De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Dr. André da Silva Bueno, o principal objetivo da Iniciação Científica foi a de incentivar a prática da pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação; sob diferentes formas de divulgação: comunicações orais, exposição de painéis e mini-cursos. “É uma forma de inserir os acadêmicos na pesquisa científica, colocando-os em contato direto com as metodologias, procedimentos e apoio teórico necessários ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

           O professor Mdo. Atílio A. Matozzo, que também fez parte da comissão organizadora, acrescenta que neste ano o número de inscritos superou a expectativa. Foram cerca de 500 participações que contaram com acadêmicos, professores e alunos de pós-graduação em diversas áreas da Fafiuv e também de outras Instituições de Ensino Superior.

 

Abertura

            O Salão Nobre da Fafiuv estava repleto de pesquisadores na noite da quinta-feira, 5. O público compareceu para prestigiar a abertura do Encontro de Iniciação Científica e Mostra de Pós-Graduação da Fafiuv.

            Primeiramente foi composta a mesa de trabalhos formada pelo diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, vice-diretora, professora Ms. Leni Tretin Gaspari, coordenadora dos cursos de Pós–Graduação, professora Ms. Liliam Maria Bresciani Heinen e o conferencista da noite Dr. Paulo Venturelli, escritor e professor de Literatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O educador falou sobre Educação e Indústria Cultural.

            Antes da conferência do Dr. Paulo, o diretor da Fafiuv proferiu palavras de satisfação para com o evento. Segundo ele, a participação dos acadêmicos e o envolvimento da comissão organizadora são reflexos do sucesso do evento. “Pois não se repete algo que não seja aprovado pelos seus participantes. E nós estamos vendo, aqui hoje, a participação maciça e expressiva de todos. Eu tenho certeza que o sucesso se repetirá”, complementou o diretor da Fafiuv.

            A noite foi finalizada com o show de rock da Banda Pornô Tetris. A Banda é formada por acadêmicos da Fafiuv. 

 

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos www.fafiuv.br; www.ieps.org.br; ou pelo telefone (42) 3522-4433.

 

Fotos  

Professor Dr. André da Silva Bueno

Composição da Mesa de Trabalhos

Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches

Vice-diretora, professora Ms. Leni Tretin Gaspari

Coordenadora dos cursos de Pós–Graduação, professora Ms. Liliam Maria Bresciani Heinen

Conferencista da noite Dr. Paulo Venturelli, escritor e professor de Literatura da UFPR

Público presente no evento

Público presente no evento

Show de rock da Banda Pornô Tetris

Apresentação dos trabalhos científicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100