GenTE contando História

Esta é a proposta do projeto coordenado pela professora Viviane Maria Forstner Matozzo juntamente com os acadêmicos da Fafiuv. O Objetivo é incentivar a leitura da literatura infantil

 

 

            Esta é uma equipe apaixonada pelo que faz. Apaixonada pela arte de contar histórias. Bastaram alguns minutos ao lado deles para perceber que é possível transformar pequenas situações em encantadoras narrativas. Isso mesmo! Uma boa história encanta qualquer pessoa não é mesmo? Pois bem, estamos falando do Grupo GenTE. Gente que conta, ensina e encanta.

            Com o objetivo de incentivar a leitura da literatura infantil foi que a professora Viviane Maria Forstner Matozzo elaborou o projeto intitulado Literatura Infantil X Escola: O mundo encantado da leitura. O projeto foi apresentado para o Grupo de Pesquisa e Estudos em Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira (GenTE) da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), onde a sua aprovação foi imediata. A partir de então, a professora Viviane, juntamente com os acadêmicos do Colegiado de Letras, Ane Francilize Schulz (2º ano Espanhol), Jaqueline Naizer (1º ano Espanhol) e Vilson Rodrigo Diesel Rucinski (1º ano Inglês) se dedicam à arte de contar histórias..

            A coordenadora explica que a intenção do projeto é trabalhar a literatura e a leitura, tendo como base o dinamismo da linguagem verbal e não verbal no mundo imaginário das obras escolhidas pelos alunos, propiciando o conhecimento e as vivencias dos valores afetivos, espirituais, científicos e psicológicos desencadeados a partir do trabalho realizado.

 

Arte de contar histórias

            Contar histórias é uma arte milenar, presente em diferentes culturas. Segundo a professora Viviane, o grupo trabalha o texto narrativo, proporcionando momentos de contação de história para as crianças arraigado de imaginação e criatividade. “A contação de história proporciona momentos de reflexão e análise sobre a obra trabalhada em sala de aula, além de difundir os livros e descobrir o prazer de viajar através das histórias contadas pela família”, lembra.

 

Primeiros anos escolares

            A professora Viviane explica que este projeto surgiu da necessidade de se trabalhar a oralidade e a interpretação nos primeiros anos escolares, focando também a questão da imaginação e da criatividade que faz parte do universo do faz-de-conta que o educando esta vivenciando nesta fase. “O que nos motivou a escolher este tema foi o entusiasmo, a curiosidade e o interesse pelos livros, nas historias infantis, e pelo interesse dos professores pela preocupação de se trabalhar realmente este tema com seus educandos de forma a ajudá-los neste processo de ensino aprendizagem”.

            Foram analisados diversos gêneros textuais para o trabalho em relação a leitura e a contação de histórias, envolvendo o dinamismo da linguagem verbal bem como a não verbal.

 

Literatura infantil, o mundo encantado

            Com o projeto em mãos, a professora Viviane acrescenta que o objetivo do projeto é promover no educando o gosto pela leitura, tendo como base o material de apoio e incentivo diversos livros que serão colocados dentro de um baú, titulado o baú da leitura, dentro terão livros que estejam de acordo com o nível nos educandos. “A idéia é envolver o educando nesta mágica viagem, cheia de aventuras, através de materiais como fantoches, fantasias, dedoches, entre outros materiais, envolvendo a participação da família como sendo o maior incentivo a leitura, para a contação das histórias”, afirma.

 

Mistura entre o real e o imaginário

            O Grupo GenTE Contando Histórias dá vida a seres inanimados. Mais do que isso. O grupo traz vida para as histórias infantis. De acordo com a professora Viviane, a mistura entre o real e o imaginário é nítida quando os personagens inventam sua artes, quando os bichos falam, entre outros. “Os alunos ficam envolvidos com as histórias, personagens, cenários. O resultado esta contido nos olhares de atenção e perguntas ao final da apresentação. Eles aguardam ansiosos para o próximo dia da contação”.

Desenvolvimento

            O projeto neste ano foi desenvolvido na Escola Municipal Clementina Lona Costa em União da Vitória. O projeto deu suporte para as aulas de literatura infantil no que concernem os trabalhos com a literatura, produção textual e oralidade. “O projeto veio de encontro com os trabalhos já desenvolvidos pela escola.. Desta forma foi possível somar esforços”. O projeto finalizou neste mês as atividades programadas para o corrente ano. A coordenadora do projeto lembra: “- Para o próximo ano tem mais histórias vindo por aí”.

 

Contadores

            Com um sorriso de orelha a orelha a acadêmica, Jaqueline Naizer, afirma que as crianças adoram o projeto; da mesma forma que os contadores. Ela lembra que foram trabalhados com os alunos o Dia da Leitura, Dia da contação de História e dinâmicas. “Cada história foi contada conforme a idade dos alunos”.

O acadêmico Vilson Rodrigo Diesel Rucinski resume o projeto como um mundo mágico para as crianças.  A mesma opinião é compartilhada pela acadêmica, Ane Francilize Schulz.  “Além do aprendizado para os alunos, o projeto muito acrescentou para nós acadêmicos. Foi uma experiência para a nossa profissão como educadores”.

           

Grupo GenTE

            É constituído por professores e acadêmicos da FAFIUV interessados no estudo e na pesquisa sobre Gêneros Textuais/Discursivos, Linguagem e Literatura. O trabalho multifacetado e heterogêneo desenvolvido pelos pesquisadores do GenTE, busca a aplicabilidade efetiva da teoria em sala de aula e/ou em projetos de pesquisa.

 

 

 

Fotos

Acadêmicos Vilson Rodrigo Diesel Rucinski, Ane Francilize Schulz, Jaqueline Naizer e a coordenadora do projeto Viviane Maria Forstner Matozzo

Equipe se preparando para a Contação de Histórias

 

 

  

Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100