Fafiuv promove mais uma festa literária

 A idéia do Colegiado de Letras foi a de promover um Concurso de Produção de Poemas e Poesias. As inscrições foram abertas para todos os colegiados da Instituição

 

            Na festa literária da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) o que não faltou foi criatividade, imaginação e, é claro, um toque artístico. Tudo isso para dar valoração às atividades de produções literárias dos acadêmicos da Instituição. Estamos falando do 2º Concurso de Produção de Poemas e Poesias. A divulgação dos três primeiros colocados em cada categoria e a respectiva premiação aconteceu na noite da sexta-feira, 27, no Salão Nobre da Instituição.

            Organizado pelo Grupo de Estudos em Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Estrangeira (GenTE) juntamente com o Centro Acadêmico de Letras Profª. Bernarderte Ryba (CAL), o principal objetivo do concurso foi o de incentivar as pessoas a mostrarem seus talentos seja na produção de poemas ou contos; além de estimular a produção dos mesmos. As inscrições foram abertas para todos os colegiados da Fafiuv.

 

Produção literária

            Aplausos não faltaram durante a noite para as apresentações dos escritos artísticos. Os dez primeiros colocados em cada categoria foram apresentados para o público de acadêmicos, professores e comunidade que se fizeram presentes, além de fazerem a leitura dos contos e a declamação dos poemas escritos para o concurso. O “show” da noite teve, além do espetáculo das declamações e leituras, uma performance musical de Fernando Neubauer e Banda.

Os coordenadores do concurso Prof. Mdo. Atílio Augustinho Matozzo e Prof. Esp. Josoel Kovalski, não pouparam elogios para os inscritos. O professor Atílio ressaltou que os trabalhos foram ótimos, dificultando a escolha da comissão julgadora. “Todos os trabalhados devem sair da gaveta para se transformarem em grandes publicações”.

            O professor Josoel também parabenizou os acadêmicos e afirmou que a originalidade foi a característica marcante dos contos e poesias. “Os textos contaram com a poeticidade da prosa e produções que deveriam ser estudadas e levadas para a sala de aula para serem trabalhadas ao lado de grandes escritores como Eça de Queiroz e Machado de Assis. Fiquei impressionado com as produções”.

            A vice-diretora da Fafiuv, professora Ms Leni Trentim Gaspari, que na ocasião representou o diretor Bel Valderlei Garcias Sanches, parabenizou os organizadores do evento e ressaltou a importância deste trabalho na comunidade acadêmica da Fafiuv e o envolvimento dos jovens e a preocupação com o ato de escrever e ler.

 

Julgamento

            Uma comissão julgadora, formada por professores da Instituição, analisou o enquadramento no gênero, qualidade técnica empregada, originalidade do texto e análise do português.

 

Premiação

O 1º lugar do concurso de poesia recebeu uma bolsa parcial (50%) para cursar uma das pós-graduações Lato Sensu da Instituição e o 1º lugar do concurso de contos recebeu uma bolsa integral de uma das pós-graduações;  carteira de motorista categoria A e B e pendrives fizeram parte da premiação dos demais lugares. Além disso, os dez primeiros colocados no concurso terão seus poemas e contos publicados na revista Eletrônica do Curso de Letras “O Guari”, http://oguari.blogspot.com/

 

Vencedores

Conto

1º lugar - Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque

2º lugar – Marcos Aurélio Ariatti

3º lugar – Endiane Konherinski

 

Poesia

1º lugar - Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque

2º lugar – Ana Claudia Zan

3º lugar – Mirian Carneiro

  

 

Fotos

Prof. Mdo. Atílio Augustinho Matozzo

Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms Leni Trentim Gaspari

Prof. Esp. Josoel Kovalski

Fernando Neubauer e Banda

Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque - 1º lugar - Conto e Poesia

Marcos Aurélio Ariatti, 2º lugar - Conto

Endiane Konherinski - 3º lugar - Conto

: Ana Claudia Zan, 2º lugar – Poesia

Mirian Carneiro – 3º lugar – Poesia

 

 

 

Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100