Especializações da Fafiuv são um sucesso

Prova disto foi o comprometimento dos alunos durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação que aconteceu entre os dias 18 e 22 de janeiro


 
           Dedicação para com os estudos foi a marca registrada durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), realizada entre os dias 18 e 22 de janeiro. Foram 212 inscritos distribuídos nas seguintes especializações: Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais; Educação Especial: Auditiva, Física, Mental e Visual; Educação Infantil e Séries Iniciais; Ensino da Matemática na perspectiva da Educação Matemática; Língua Portuguesa e Literaturas; Psicopedagogia Institucional; Química: Aperfeiçoamento de Docentes com Ênfase em Tecnologia.
           Neste ano, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fafiuv acontecerão em dois momentos: Intensivo de uma semana no mês de janeiro e duas semana no mês de julho e, os módulos ofertados aos sábados, todos perfazendo um total de 40 horas cada.  O término dos cursos está previsto para dezembro de 2010.
 
Conheça os docentes da Semana Intensiva de Pós-Graduação da Fafiuv
 
- Educação Infantil e Séries Iniciais
            O primeiro módulo desta especialização contou com os conhecimentos da professora Berenice Ballande Romanelli. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a professora Berenice conta com especialização em Neuropsicologia e é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A educadora afirmou que sentir-se honrada pelo convite da Instituição para ministrar a disciplina de neuropsicologia durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação. A professora salientou ainda que desde 1996 ela se faz presente na Fafiuv para ministrar um dos módulos que envolvem a sua área de atuação: a neuropsicologia. A metodologia contou com aulas expositivas, apresentação de trabalhos em grupos e debates.
 
- Psicopedagogia Institucional
            O primeiro módulo da Pós-Graduação Lato Sensu de Psicopedagogia contou com os conhecimentos do professor Dr. Casemiro José Mota. Com um currículo arraigado de experiência profissional, Mota é professor da Sociedade Educacional de Santa Catarina - Joinvile (Sociesc). Possui experiência na área de Educação Superior, Gestão e Planejamento Educacional, Palestras, Coordenação de curso e ênfase em Formação de Professores. Toda esta experiência foi, sem duvidas, transportada para dentro da sala de aula durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação. Segundo o doutor, a intenção foi a de levar para a sala de aula um novo sentido para a aprendizagem e para a avaliação. A metodologia contou com aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de trabalhos em grupos e debates.
 
- Língua Portuguesa e Literaturas
            Análises dos escritos portugueses e seus respectivos autores; bem como uma discussão acerca da representação e a importância da Língua Portuguesa e da Literatura no mundo moderno foram alguns dos temas abordados pela professora Eliane Santos Raupp durante o primeiro módulo desta especialização. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialização em Língua Portuguesa e Literatura, a professora também é mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente a professora Eliane reside em Ponta Grossa. Entre os dias 18 e 22 de janeiro, a educadora atuou no curso de Língua Portuguesa e Literaturas da Fafiuv. A metodologia também contou com aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de trabalhos em grupos e debates. Pesquisadora dos estudos literários, a mestre admite que a Literatura contribui e, muito para a construção de um mundo melhor.
 
- Química: Aperfeiçoamento de Docentes com Ênfase em Tecnologia     
            O dinamismo desta especialização contou com os conhecimentos da professora Fabiele Cristiane Dias Broietti. Graduada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Fabiele é especialista em Química pela UEL. Ainda, concluiu Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Com a dissertação defendida: "Um estudo sobre as articulações na produção da avaliação escolar de química". Atualmente é professora de Ensino Superior, lecionando na Universidade Norte do Paraná (Unopar) e professora colaboradora da UEL. A educadora planejou as atividades para a Semana Intensiva demonstrando um leque de opções de técnicas que poderiam ser trabalhadas na referida área de estudo além, é claro, de partilhar de opiniões com os alunos.
 
- Ensino da Matemática na perspectiva da Educação Matemática
            Marcele Tavares Mendes compartilhou seus conhecimentos na área da matemática contribuindo assim, para com o sucesso da Semana Intensiva de Pós-Graduação. Marcele é graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui mestrado em Matemática/ Álgebra pela Universidade Estadual de Maringá. Esta não foi a primeira vez que a educadora veio até a Fafiuv. Em outras oportunidades, Marcele ministrou mini-cursos durante a Semana de Matemática que é organizada anualmente pelo departamento. Durante a semana, a educadora partilhou das especificidades trabalhadas e abordadas no cotidiano do espaço tornando assim, a especialização dinâmica e informativa.
 
- Educação Especial: Auditiva, Física, Mental e Visual
            A bagagem profissional da professora Maria Luiza Sêga foi peça chave de conhecimentos para o primeiro módulo desta especialização. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), a educadora é especialista em Educação Especial - área da Deficiência Mental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ainda especialização em Antropologia Filosófica pela UFPR. Durante a Sema Intensiva, a professora Maria buscou oportunizar o estudo e a pesquisa que permitam a formação de gestores, professores e outros profissionais que atuem em diferentes áreas e espaços para coordenar o esforço coletivo nos ambientes inclusivos e para promover a construção destes ambientes em seu âmbito de atuação, compreendendo o cenário atual e as possibilidades de construção de instrumentos adequados de intervenção, visando modificar a realidade da organização onde atuam, facilitando, estimulando e ampliando a convivência de pessoas com características individuais de necessidades educacionais especiais.
 
- Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais
            A Pós-Graduação de Biologia da Fafiuv é um convite para se estudar a vida. Prova disto, foram os ensinamentos teóricos e as atividades práticas com direito a saída de campo do primeiro módulo desta especialização. O ministrante foi o professor desta Instituição, Sérgio Bazílio. Graduado em Ciências Biológicas pela Unicentro de Guarapuava e mestre em Ciências Biológicas pela UFPR, o educador partilhou de seus conhecimentos e despertou o senso critico e interesse pela pesquisa nesta área de estudo.
           A metodologia contou com aulas expositivas, teóricas e praticas, além de discussão de textos e debates.
 
Serviço: Informações sobre os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu podem ser obtidas no endereço eletrônico www.fafiuv.br e na Instituição, que fica na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.
 

 
   
 
Fotos


Professor Dr. Casemiro José Mota - Psicopedagogia Institucional


Psicopedagogia Institucional


Professora Ms Fabiele Cristiane Dias Broietti -Química: Aperfeiçoamento de Docentes com Ênfase em Tecnologia


Química: Aperfeiçoamento de Docentes com Ênfase em Tecnologia


Química: Aperfeiçoamento de Docentes com Ênfase em Tecnologia


Professor Ms Sérgio Bazílio - Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais


Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais


Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais


Professora Ms Berenice Ballande Romanelli - Educação Infantil e Séries Iniciais


Educação Infantil e Séries Iniciais


Educação Infantil e Séries Iniciais


Professora Maria Luiza Sêga - Educação Especial: Auditiva, Física, Mental e Visual


Educação Especial: Auditiva, Física, Mental e Visual


Educação Especial: Auditiva, Física, Mental e Visual


Professora Ms Eliane Santos Raupp ( blusa cor-de-rosa) - Língua Portuguesa e Literaturas


Língua Portuguesa e Literaturas


Língua Portuguesa e Literaturas


Professora Ms Marcele Tavares Mendes - Ensino da Matemática na perspectiva da Educação Matemática


Ensino da Matemática na perspectiva da Educação Matemática


Ensino da Matemática na perspectiva da Educação Matemática


Professor Dr. Casemiro José Mota, Secretária de Pós-Graduação, Esp. Zeni Cristina Ziemann, Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação, professora Ms Liliam Maria Bresciani Heinen, Professora Ms Berenice Ballande Romanelli e a Professora Ms Eliane Santos Raupp

Assessoria de Comunicação  
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100