Neli Sicuro deixa saudades

            Seu nome é Neli de Oliveira Melo Sicuro. Uma pessoa dedicada, de ombro amigo e com um coração sem igual. Descrevê-la não é uma tarefa fácil. É uma responsabilidade. Pessoa de pulso firme, olhar de anjo e de sabias palavras, Neli deixará saudades. Certamente o amanhecer desta segunda-feira, 25, foi de tristeza para a direção, colegas e amigos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). A notícia de seu falecimento nos trouxe inúmeras fraquezas. Vamos sentir saudades!
            Saiba que os títulos e condecorações que você obteve, por muito valiosos que tenham sido, não se aproximam da dimensão do seu verdadeiro mérito nem das saudades que sempre nos fará sentir.
            A sua eterna amiga e colega de trabalho da Fafiuv, Líris Rosalina Kröni Guerra, afirmou no prefácio de seu livro intitulado Educação Quântica (2007) que a “professora Neli é uma dessas pessoas que nasceram para contribuir, com sua parcela, com a humanidade, mas não só pelo conhecimento que detêm, mas pelo afeto e atenção que distribuem, sem distinção. Sempre se dedicando de corpo e alma ao que faz, ela transmite sinceridade e autenticidade em suas palavras. Edifica os familiares, amigos e colegas com seu exemplo de constância e de profunda dedicação a ideais superiores”.

Neli Sicuro
           Neli de Oliveira Melo Sicuro nasceu em Xanxerê (SC). Graduada em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba) e pós-graduada em Orientação Educacional na mesma universidade. Pós-graduou-se ainda em metodologia do Ensino Superior na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Iniciou suas atividades docentes em Goiás, no Instituto Samuel Graham. Foi professora na Escola Normal em São José dos Pinhais (PR) e na Escola Normal Professora Amazília de União da Vitória (PR). Orientadora Educacional na Escola Normal Professora Amazília e no Colégio Estadual Túlio de França de União da Vitória. Professora Titular na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), nas cadeiras de Orientação Educacional, Psicologia e Sociologia Educacional. Membro da Associação Paranaense de Orientações Educacionais – APOE. Professora de Iquebana, pela Acadêmica Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada, de São Paulo (SP). Membro da Acadêmica de Letras do Vale do Iguaçu de União da Vitória. Trabalhos Publicados: 1984 – A Evasão Escolar na Região do Médio Iguaçu; 1985 – O Homem de Esperança: Brasil Ano 2000; 1990 – O Precioso Tempo da Velhice; 1994 – O Castigo no Processo da Educação; 2001 – À Sombra dos Pinheirais; 2004 – Flutuando entre as Nuvens, entre outros.

 

 

 

 


Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100