Projeto da Fafiuv promove Capacitação na Fabricação de Iogurte


 
A capacitação acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro no município vizinho de Paula Freitas

 
 
            O empenho da equipe de trabalho que integra o projeto da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) intitulado Central Comunitária de Coleta e Armazenamento de Leite e Capacitação Técnica para Pequenos Produtores no município de Paula Freitas resultou na organização de um evento que promete ficar para a história da região. Estamos falando da Capacitação na Fabricação de Iogurte que reunirá produtores rurais e interessados, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Paula Freitas. O evento, que é gratuito, é  pioneiro na região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). A capacitação será ministrada por três doutores da Universidade Estadual de Ponta Grossa especialistas na área.
            O químico responsável pelo projeto, Alexandre Borges Muniz, não esconde a ansiedade para a realização do evento. Segundo o químico da Fafiuv, a intenção da equipe é a de capacitar e oferecer alternativas de agregação de valor ao leite,  por meio de seus derivados, para os produtores. A capacitação trará boas práticas de fabricação e processamento dos derivados do leite, bem como a higiene do ordenhador, instalações e utensílios. “O principal objetivo é o de capacitar produtores de toda a região”, afirma o químico.
 
  Como participar
            Produtores rurais cadastrados no projeto e interessados na fabricação de iogurte de toda a região estão convidados a participar desta capacitação. Basta fazer a sua inscrição até o dia 18 de fevereiro nas dependências da Fafiuv, que fica na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.  
  
Projeto
          Coordenado pela professora de Química da Fafiuv, Dda. Lutécia Hiera da Cruz, o objetivo do projeto Central Comunitária de Coleta e Armazenamento de Leite e Capacitação Técnica para Pequenos Produtores no município de Paula Freitas é o de oferecer aos graduandos de licenciatura em Química e Biologia da Instituição oportunidade de atuação em áreas tecnológicas oportunizando sua formação complementar. Ainda, a ideia do projeto é fazer com que os pequenos produtores possam armazenar o seu leite devidamente e, assim ter uma melhor qualidade no produto. O projeto recebeu o apoio da direção da Instituição e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O químico Alexandre explica que o projeto teve inicio no município vizinho de Porto Vitória com dois anos de atuação. Agora, em 2010, o projeto é desenvolvido nas localidades da Colônia Canudos e Cerro do Leão no município de Paula Freitas, onde a prefeitura também é parceira. Ao todo, participam do projeto 36 pessoas entre produtores, professores, parceiros e bolsistas do projeto. “O projeto atua na agregação de valores, o que significa dizer, a qualificação do produto em si em que os produtores estão trabalhando. A intenção é promover a qualidade do leite, sendo a Fafiuv a pioneira na realização de análises de leite na região”.
 
Equipe de trabalho do projeto
Coordenadora: professora Dda. Lutécia Hiera da Cruz
Químico: Alexandre Borges Muniz                              
Bióloga: Hinriete Bonfleur
Veterinário: Giovani Demeda
Bolsistas: Alexandra Kelmer e Camile Borile
 


 
Assessoria de Comunicação  

Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100